Porto do Açu (RJ) apresenta operação ao Estado de Goiás

Você está visualizando atualmente Porto do Açu (RJ) apresenta operação ao Estado de Goiás
Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra, no RJ — Foto: Divulgação/Prumo Logística

Representantes do Porto de Açu (RJ) apresentaram, nesta terça-feira (9), ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e ao vice-governador, Daniel Vilela, a operação do Porto. Eles propuseram, com o apoio da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), a criação de um corredor logístico entre Goiás e Rio de Janeiro para exportação de grãos, farelos, combustíveis, biocombustíveis e importação de insumos, visando impulsionar o agronegócio estadual.

Participaram o presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho, o Tchequinho; o diretor-executivo da Adial Log, Eduardo Alves; o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima; o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales; o secretário da Seapa, Pedro Leonardo; o presidente do Porto Açu, Rogerio Zampronha; o diretor de Relações Institucionais, Eduardo Kantz; o diretor comercial, João Paulo Braz; e o secretário Executivo do CIDENNF (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense), Carlos Vinicius Viana.

O presidente do Porto Açu, Rogério Zampronha, explicou todo o ecossistema de integração do negócio que reúne diversos líderes em diferentes setores para aumentar a competitividade econômica do país.

Divulgação

O governador Ronaldo Caiado elogiou o trabalho desenvolvido pelo Porto Açu e disse que a infraestrutura rodoviária merece atenção, inclusive na questão de segurança do transporte de cargas. “É uma possibilidade para Goiás avançar e também desenvolver ainda mais o setor produtivo”.

“Essa criação do corredor logístico é uma grande oportunidade”, afirmou o presidente-executivo da Adial, Edwal Portilho. Ele destacou que outros portos do país já estão com a capacidade praticamente exaurida.

O objetivo é de que o Porto de Açu se torne uma plataforma estratégica para o escoamento da produção goiana, já que o estado se destaca em sua produção diversificada.

Porto de Açu

O Porto do Açu é um complexo portuário localizado no município de São João da Barra, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Ele é um dos maiores empreendimentos portuários do país e foi idealizado para atender às demandas de exportação e importação, especialmente nas áreas de petróleo, gás natural, mineração, siderurgia, entre outros setores.

O complexo inclui um porto offshore, destinado ao recebimento de navios de grande porte para carga e descarga de produtos, além de um porto onshore, destinado a atividades de logística, armazenamento e movimentação de cargas.

Além disso, o Porto do Açu possui um distrito industrial, com áreas destinadas à instalação de indústrias, e uma base offshore, que oferece suporte às operações da indústria de petróleo e gás na região. O Porto do Açu é considerado estratégico para o desenvolvimento econômico da região e do país, contribuindo para a geração de empregos, o aumento das exportações e a atração de investimentos para o Brasil.

Deixe um comentário