A telemedicina vem ganhando espaço e garantido vantagens para médicos e pacientes desde o início da pandemia no Brasil. O acesso a consultas, diagnósticos e monitoramento de saúde se tornou ainda mais importante e, ao mesmo tempo, a necessidade de isolamento social restringiu as possibilidades de procura das pessoas pelos consultórios. Para solucionar essa questão, em março do ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a área, que até então era muito restringida no país. A medida surgiu como alternativa e acelerou o futuro da telemedicina brasileira, aumentando a adesão de médicos e a aceitação da sociedade.
Mais de 100 mil pessoas já foram atendidas no consultório virtual da Unimed Goiânia, criado para assistir pacientes com covid-19. Nos últimos meses, também têm sido atendidos pacientes que tiveram a doença há mais de 14 dias, mas ainda apresentam sintomas adversos.
De maneira prática, o beneficiário é atendido por uma rede de especialistas, de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, por meio de uma videochamada realizada no aplicativo da Cooperativa. São neurologistas, fisiatras, pneumologistas, cardiologistas, imunologistas, endocrinologistas, pediatras, psiquiatras, entre outros. Em casos necessários, o médico faz o encaminhamento para uma consulta presencial. O atendimento está funcionando há aproximadamente dois meses, de segunda a sábado, das 7h às 19h.