Terceirizar serviço de logística é estratégia para evitar o abandono de carrinhos virtuais

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O frete é um fator primordial quando uma operação de e-commerce é realizada e o responsável pela grande quantidade de carrinhos abandonados nas lojas virtuais. Segundo uma pesquisa realizada no site Reclame Aqui, o valor cobrado pelo frete é o motivo para o abandono de 63,9% e o prazo de entrega de 18,6% das pessoas entrevistadas.

Para Elvis Gomes, professor especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência, pesquisas assim confirmam a necessidade de melhorar as práticas e rever política de transporte das empresas, buscando sempre como objetivo gerar economia para a loja e vantagens para o consumidor.

Já que a logística é um dos aspectos mais importantes e mais complicados da administração de um negócio de comércio eletrônico. À medida que as
expectativas dos clientes continuam a mudar, tanto a complexidade quanto a pressão aumentam para que as marcas atendam à demanda e se mantenham atualizadas.

“Uma das soluções é que o e-commerce passe a adotar o fulfillment: o processo de recebimento, embalagem e envio de pedidos de mercadorias. Embora o empreendedor possa gerenciar tudo sozinho quando a empresa é pequena ou está começando, em algum momento pode fazer sentido terceirizar as tarefas de gerenciamento da cadeia de suprimentos, incluindo armazenamento, atendimento e remessa”, esclareceu Elvis.

O que significa terceirizar a logística?

Elvis Gomes, professor especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência (Divulgação)

A terceirização acontece quando o empreendedor contrata outra empresa para gerenciar parte ou todos os aspectos do processo de atendimento do pedido, incluindo armazenamento de estoque, itens de embalagem e pedidos de envio.

“Embora a terceirização possa parecer uma opção arriscada, a empresa para a qual você terceiriza o atendimento deve ser um verdadeiro parceiro para o seu negócio, não apenas um fornecedor transacional”, explicou.

O que está incluso no serviço?

A terceirização dos processos logísticos de atendimento é conhecida como 3PL, que é uma sigla para Third-party Logistics, que em português significa “terceira parte logística”, o que inclui lidar com os seguintes serviços em seu nome, usando sua infraestrutura, força de trabalho e tecnologia:

• Armazenamento: Armazenar e gerenciar seu estoque nas instalações do
3PL;
• Seleção: Seguir uma lista de seleção e recuperar o (s) item (ns) de seu
local no depósito do 3PL assim que um pedido for colocado em seu site;
• Embalagem: empacotar todos os itens do pedido usando a caixa
apropriada ou mala direta, materiais de embalagem, e em seguida,
adicionar a etiqueta de envio ao pacote;
• Frete: agendamento de transportadoras para pegar os pacotes nas
instalações do 3PL e enviá-los aos seus clientes junto com as informações
de rastreamento de pedido eletrônico;
• Processamento de devoluções: facilitando o processo de devolução e
colocando sua mercadoria não utilizada de volta em seu estoque
disponível.

Os benefícios de terceirizar

  1. Você não precisa armazenar o inventário sozinho;
  2. Você não precisa lidar com caixas de embalagem, transportadoras ou
    administrar um depósito;
  3. Você pode escalar, concentrando-se apenas nas tarefas mais
    importantes;
  4. Você consegue alavancar o volume do 3PL e a experiência de
    atendimento;
  5. Você ganha uma pegada geográfica estratégica com vários centros de
    distribuição;
  6. Você obtém a melhor tecnologia e análises para ajudar sua empresa a
    crescer.

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