Tecnologia desenvolvida por startup da UFG otimiza gestão de resíduos

No momento você está vendo Tecnologia desenvolvida por startup da UFG otimiza gestão de resíduos
Seis cooperativas de recicláveis são atendidas pelo sistema (Divulgação)

A startup Acqua Ambiental, incubada no CEI – Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás, está desenvolvendo um projeto com 6 cooperativas de recicláveis de Goiânia.

O objetivo é reunir em uma plataforma (Selletiva) dados sobre coleta, transporte, transbordo e separação de materiais.”É possível reduzir custos operacionais e potencializar receitas, basicamente aposentando os controles por planilhas eletrônicas”, explica o CEO da Acqua Ambiental, Frederico Fragonar Cardoso.

Pela plataforma Selletiva, as cooperativas têm acesso a informações detalhadas sobre a origem e a quantidade de  resíduos, trajeto e destino, inclusive com fotos.”Há casos, em que o gerador de resíduos contrata uma pessoa física ou empresa para fazer a destinação correta dos materiais, mas o contratado descarta  em córregos, lotes baldios e até mesmo em áreas rurais”, alerta Fragonar.

Cooperativas

A Uniforte, entidade que reúne as cooperativas atendidas pela startup, afirma que os  maiores benefícios da plataforma são a transparência e o controle de dados sobre os maiores geradores dos resíduos, que nesse contexto de crise, fazem muita diferença.

O lucro do setor despencou, a partir da pandemia.Materiais, como garrafas pet, embalagens tetra pak e embalagens de produtos para higiene aumentaram, no período, de acordo com a Uniforte, pois as pessoas ficaram mais tempo em casa.

Por outro lado, o lixo produzido pelas empresas, como  por exemplo  o  papel, diminuiu drasticamente. “De mil reais, alguns trabalhadores tiveram a renda reduzida para até trezentos reais ao mês; a  plataforma é uma ferramenta  importante para a recuperação dos nossos cooperados”, afirma a presidente da Uniforte,  Dulce Helena do Vale.

Incubação de empresas

O processo de incubação envolve vários benefícios, como espaço físico para  a empresa, caso ela opte por essa modalidade. É o caso da Acqua Ambiental, que tem sua sede na Unidade I do CEI UFG,  no Setor Universitário.Outras vantagens são as consultorias, avaliações sobre a evolução da empresa, cursos e divulgação por mídias digitais e tradicionais.

Deixe um comentário