Sustentabilidade automotiva: Conheça o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação, o Mover

Você está visualizando atualmente Sustentabilidade automotiva: Conheça o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação, o Mover
Freepik

Você sabe o que é ou já ouviu falar do programa Mover?

O Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação, o Mover, nasceu da necessidade de ampliação das exigências em relação à sustentabilidade automotiva, ao mesmo tempo em que estimula a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade sustentável. 

Durante a leitura deste artigo, vamos entender o que o programa promove, quem pode participar e como sua aderência se torna um passo importante para a descarbonização. 

Boa leitura!

Como o Mover funciona?

Lançado pela Medida Provisória nº 1.205/23 e com o intuito de promover a descarbonização, o Mover incentiva a expansão de investimentos no setor de eficiência energética. Além disso, busca incluir limites mínimos de reciclagem durante o processo de fabricação de veículos e também irá cobrar menos impostos de quem polui menos, criando, assim, o IPI Verde.

O Mover também expande e reestrutura o antigo Rota 2030, através de novos fundos de investimento, incentivo e preferência pela utilização de biocombustíveis e benefícios fiscais pelo aumento de reciclabilidade.

Quais são os benefícios do Mover?

Além de criar metas ambiciosas e garantir um avanço do futuro da mobilidade, o programa se compromete com a alavancagem da produção de veículos mais eficientes e sustentáveis. Nesse sentido, vamos mostrar alguns motivos pelo qual o Mover é uma das apostas para impulsionar ainda mais o setor automobilístico e a sustentabilidade no país:

Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento

O Mover promove a geração de créditos financeiros para empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nas áreas do setor automotivo. 

Ou seja, o programa irá conceder incentivos fiscais em proporção aos investimentos em PD&I. Isso acontece como uma estratégia para que as empresas possam cumprir os requisitos obrigatórios do programa.

Redução de Impostos

Para que as montadoras de veículos atinjam determinados padrões de sustentabilidade na produção dos veículos, existe a possibilidade de modulação das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI VERDE).

Isso significa que as empresas conseguem economizar nos impostos caso cumpram as metas e reduzam as emissões de gases poluentes.

Atração de Investimentos

O programa também estimula a realocação de plantas industriais de outros países no Brasil. Isso incentiva que empresas estrangeiras realizem gestões tecnológicas em terras brasileiras e, com isso, consigam aumentar a geração de empregos e investimentos.

Conclusão

O Mover está ajudando a trilhar o caminho para a descarbonização no planeta, através de políticas e incentivos que promovem práticas mais sustentáveis. Essa iniciativa promissora transforma metas ambiciosas em compromissos com o desenvolvimento sustentável no país. 

YellotMob continua em sua missão de eletrificar o Centro-Oeste e contribuir para um amanhã mais sustentável. 

Com informações YellotMob/Júlia Noronha

____

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Deixe um comentário