Seis entidades em Goiás vão receber unidades do projeto Include, do Instituto Campus Party em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O Include capacitará, gratuitamente, crianças e jovens com idade entre 10 e 18 anos nos laboratórios de tecnologia, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Os municípios selecionados foram Goiânia (2), Cavalcante, Luziânia, Alto Paraíso de Goiás e Valparaíso.
A seleção foi anunciada no final de novembro. A partir de agora, o Include começa a selecionar coordenador(a), facilitador(a) e monitor(a) que morem nas cidades escolhidas. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto. A previsão é de que, no final de janeiro, seja iniciado o processo de seleção de alunos. Cada laboratório comporta turmas de até 25 estudantes – serão três turnos ao longo do dia.
“Acreditamos que, no final de janeiro, poderemos lançar o projeto e abrir o processo seletivo”, explica a superintendente de Inovação Tecnológica da Sedi, Lidiane Abreu.
Os cursos com duração de um semestre, vão desde Introdução à Robótica até a Criação de Projetos. “É bom lembrar que os laboratórios também poderão ser utilizados pela comunidade para desenvolver outras habilidades no local”, emenda Lidiane.
O que é o Projeto Include?
O Projeto Include é uma iniciativa do Instituto Campus Party para a instalação de laboratórios tecnológicos em comunidades carentes, por meio de parcerias com instituições privadas e/ou públicas. Em Goiás, a meta é atender 1,8 mil jovens (de 10 a 18 anos) até 2022.
Instituições selecionadas
· Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Goiânia);
· Colégio Estadual do Setor Palmito (Goiânia);
· Associação Kalunga de Cavalcante (Cavalcante);
· Gesac da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge (Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás);
· Instituto Federal de Goiás (Luziânia);
· Casa da Cultura Mestre Sabá (Valparaíso).
Estrutura do Include
· Mobiliário;
· Equipamentos de eletrônica para ensino de robótica;
· Impressora 3D;
· Computadores;
· Material didático;
· Internet de alta velocidade.