Projeto Include instala seis laboratórios de tecnologia em Goiás

Você está visualizando atualmente Projeto Include instala seis laboratórios de tecnologia em Goiás
Imagem em 3D de sala do laboratório Include. Os cursos, com duração de um semestre, vão desde Introdução à Robótica até a Criação de Projetos (Foto: Divulgação)

Seis entidades em Goiás vão receber unidades do projeto Include, do Instituto Campus Party em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O Include capacitará, gratuitamente, crianças e jovens com idade entre 10 e 18 anos nos laboratórios de tecnologia, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Os municípios selecionados foram Goiânia (2), Cavalcante, Luziânia, Alto Paraíso de Goiás e Valparaíso.

A seleção foi anunciada no final de novembro. A partir de agora, o Include começa a selecionar coordenador(a), facilitador(a) e monitor(a) que morem nas cidades escolhidas. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto. A previsão é de que, no final de janeiro, seja iniciado o processo de seleção de alunos. Cada laboratório comporta turmas de até 25 estudantes – serão três turnos ao longo do dia.

“Acreditamos que, no final de janeiro, poderemos lançar o projeto e abrir o processo seletivo”, explica a superintendente de Inovação Tecnológica da Sedi, Lidiane Abreu.

Os cursos com duração de um semestre, vão desde Introdução à Robótica até a Criação de Projetos. “É bom lembrar que os laboratórios também poderão ser utilizados pela comunidade para desenvolver outras habilidades no local”, emenda Lidiane.

O que é o Projeto Include?

O Projeto Include é uma iniciativa do Instituto Campus Party para a instalação de laboratórios tecnológicos em comunidades carentes, por meio de parcerias com instituições privadas e/ou públicas. Em Goiás, a meta é atender 1,8 mil jovens (de 10 a 18 anos) até 2022.

Instituições selecionadas

·         Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Goiânia);

·         Colégio Estadual do Setor Palmito (Goiânia);

·         Associação Kalunga de Cavalcante (Cavalcante);

·         Gesac da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge (Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás);

·         Instituto Federal de Goiás (Luziânia);

·         Casa da Cultura Mestre Sabá (Valparaíso).

Estrutura do Include

·         Mobiliário;

·         Equipamentos de eletrônica para ensino de robótica;

·         Impressora 3D;

·         Computadores;

·         Material didático;

·         Internet de alta velocidade.