Os gurus da quarentena

No momento você está vendo Os gurus da quarentena
Many Hands Pointing The Stress Business Woman At The Workplace

*** Por Luciana Padovez Cualheta

Organize sua rotina. Aproveite para se capacitar. Medite. Faça exercícios. Faça yoga. Assista a  todas as lives. Cozinhe para se divertir. Tenha gratidão pela sua casa. Encontre paixão na rotina de afazeres domésticos. Aproveite o tempo de qualidade com seus filhos. Melhore o relacionamento a dois. Aproveite a crise. Saia da crise mais forte.

Cansa só de ler, né?

Estamos vivendo uma situação nunca imaginada pela nossa geração. A pandemia chegou assustando e a quarentena nos obriga a aprender rapidamente como viver de outra maneira. Quem já tinha um negócio digital ou já trabalhava em casa pode ter saído na frente, mas nem por isso deixou de sentir medo ou ansiedade diante do desconhecido.

A partir daí, começaram as especulações sobre o futuro. As redes sociais foram tomadas por textos sobre a pandemia. É preciso dizer que nem mesmo os grandes especialistas famosos estão fazendo previsões exatas, pois, como eles mesmos afirmam, ainda não dá para saber como o mundo será. Temos indícios e não certezas. Precisamos aprender ao longo do caminho, aprender rápido e nos adaptar.

Mesmo diante das incertezas, existe um grupo especial de pessoas, que se acha detentor da verdade. Eles não só estão fazendo previsões mágicas sobre o futuro, como estão nos dizendo como nos comportar diante da pandemia. São os gurus da quarentena. Me impressiona a capacidade dessas pessoas de não sentir ansiedade, medo, dúvida. Me impressiona a capacidade que eles têm para saber lidar com absolutamente tudo, inclusive com um problema que pegou o planeta (e nossos principais líderes) de surpresa. Todo mundo precisa refletir e estudar antes de tomar decisões, menos os gurus da quarentena.

Duvide de quem sabe tudo e não tem nada para aprender. Nada na vida é resolvido com soluções genéricas, muito menos um problema como a recuperação pós pandemia. A retomada dos negócios e das pessoas vai depender de fatores muito individuais. Vai depender de quais foram as ações tomadas por cada prefeitura e cada governo. Da área de atuação do negócio. De como estava a situação financeira do negócio ou do indivíduo antes da quarentena chegar. Do mercado em que estão inseridos. Da situação emocional das pessoas envolvidas (que depende de fatores que às vezes não têm nenhuma relação com o negócio). De como as famílias e pessoas próximas a cada empreendedor foram afetadas pela Covid-19 e muito mais. Por isso, é impossível que um guru tenha soluções que se apliquem a todos esses cenários. Simplesmente não dá.

Por isso, eu quero te dizer que você não precisa fazer todos os cursos, assistir todas as lives, manter uma rotina saudável de exercícios físicos, cuidar dos filhos e ainda salvar seu negócio. Talvez seja até humanamente impossível fazer tudo isso ao mesmo tempo. Agora é momento de resgatar os seus valores, de relembrar o que é mais importante para você. Quando o mundo externo desacelera, nossas prioridades ficam mais claras do que nunca.

Soluções que servem para qualquer um acabam não ajudando ninguém!                                

*** Luciana Padovez Cualheta- PhD em Administração com foco em Empreendedorismo, consultora e sócia fundadora da Escola de Mentes Empreendedoras Sempreende em Goiânia

Deixe um comentário