O Encontro Coop Goiás foi aberto na tarde desta segunda-feira pelo presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, que deu as boas-vindas aos participantes do evento, realizado em ambiente fechado, e falou sobre a gestão por resultados que o sistema está adotando. O superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Júnior, por sua vez, apresentou a agenda de atividades do sistema OCB/GO para o ano de 2021, com destaque para a estratégia, prioridades e diretrizes que serão seguidas ao longo do ano.
Luís Alberto Pereira considerou muito positivo o primeiro encontro Coop Goiás. “Além da audiência qualificada, tivemos a oportunidade de passar para os nossos diferentes colaboradores de cooperativas todos os projetos que nós estamos levando a efeito, todos os departamentos e espaços físicos da casa, no intuito de aproximar os colaboradores e dirigentes das cooperativas com as duas casas do Sistema OCB Goiás, a OCB, propriamente dita, e o Sescoop”. O presidente da OCB considera que o encontro foi de elevado nível e a palestra agradou bastante os participantes.
“Acreditamos que esse será o primeiro de uma série de Encontros Coop que faremos anualmente, sempre com esse sentido de aproximação com o nosso público cooperativista.”
A grande atração do encontro foi a palestra do escritor e poeta Bráulio Bessa, que proferiu palestra virtual com o tema “Começacoop: a transformação começa com você”. Em sua inspiradora mensagem, emocionou a todos ao contar sua história de vida, a começar pela descoberta, ainda quando menino, do que queria ser na vida quando se tornasse adulto: ser um poeta e, com o poder da literatura, poder ajudar, de alguma forma, as pessoas. Desconhecia, no entanto, que essa transformação começara ali mesmo em sua escola, a partir de uma pergunta de sua professora aos alunos que, a princípio, não soube responder: “O que você quer ser na vida quando for adulto?”
Esse foi o início de uma jornada de muita luta para realizar seu grande sonho de escrever um livro e poder ter o seu público. “Todo artista precisa ter seu público”, destaca. Diante da indiferença e dos muitos nãos que recebeu na vida, o poeta que assim se reconheceu ainda nos primeiros anos de sua vida. Mesmo morando em uma pequena cidade do interior do Ceará, e tendo nascido de uma família humilde, sabia do poder transformador da sua arte. “Alguém, quando escreve, pode falar de si e do outro ao mesmo tempo”, diz Bráulio Bessa, que afirma acreditar muito no poder de transformação e de influência de um ser humano sobre o outro, “de influenciar positivamente, principalmente.”
De sua infância e adolescência humilde, o poeta nordestino chegou ao programa Encontro com Fátima Bernardes, foi contratado já em sua primeira participação em que era apenas um convidado e iniciou uma trajetória de sucesso que o transformou no grande artista admirado em todo o País e reconhecido até no exterior.