O desafio #HM19

No momento você está vendo O desafio #HM19
Young Tech Enterprises - Katalysator für Startups (Halle 3)

Por Leonardo Cardoso, diretor comercial da TI SAFE 

Desde 2016 visito o centro do mundo por uma semana entre os meses de abril e maio. Engana-se quem pensou em NYC e acerta quem lembrou da pacata cidade de Hannover localizada na Baixa Saxônia germânica cuja todo ano é anfitriã da Hannover Messe; a maior feira industrial do mundo que além de endereçar tendências, revela o estado da arte do mercado do segundo setor em vários nichos. Por exemplo o setor automotivo onde carros híbridos e elétricos saem naturalmente do papel para as ruas inicialmente via meros conceitos alcançando as linhas produção robotizadas. Neste ano vi até carro que que voa.

Deixei de ser mero visitante para encarar o desafio de ser expositor empreendendo um stand com os amigos e colegas da TI SAFE e Nozomi Networks.

Logo na cerimônia de abertura da Messe, que, contou com a presença de várias autoridades, empresários e políticos, houve o discurso impactante da chanceler premier e Dra. Angela Merkel. Em sua fala destaco com bastante ênfase os temas machine learning, inteligência artificial, ética e o já polêmico 5G onde ela foi direta em dizer que a Europa não descarta uma aproximação com a China sem ignorar a posição norte-americana. Foi bem clara em dizer que todas as opções estão sobre a mesa e a tomada de decisão será muito bem analisada.

Ficamos na área denominada Digital Factory cuja é destinada para a transformação digital da indústria e ciber segurança SCADA. Tal área vem crescendo exponencialmente ano a ano e em 2020 será certamente a grande atração da Hannover Messe.

O que ficou bem cristalino e que não é peculiaridade apenas do Brasil é a existência de um grande gap mundial no que diz respeito à segurança cibernética industrial & SCADA nas operações de infraestruturas críticas de diversos nichos de mercados tais quais óleo/gás, química, manufaturas, alimentos, etc.

Recebemos em nosso stand profissionais da indústria de todo os continentes. Ao demonstrarmos para eles, diretores e C-levels, nossas soluções percebemos então o tal gap. Modéstia a parte fomos certeiros ao estarmos coadunados com o evento ao apresentarmos soluções de inteligência artificial e aprendizado de máquina junto a nossa vasta expertise de proteção cibernética, o que nos trouxe grande retorno e a perspectiva de abertura de uma nova filial na Alemanha.

Deixe um comentário