Mulheres no turismo

No momento você está vendo Mulheres no turismo

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Turismo reverencia sua atuação em seus fundamentais papéis em toda sua cadeia, exercendo atividades, seja à frente de hotéis, restaurantes, agências de viagens, eventos, transportadoras, meios de comunicação, sempre guiando e conduzindo com tanta maestria e hospitalidade, seja à frente das entidades de classe defendendo os interesses de seus segmentos, seja no campo político incentivando políticas públicas que fomentem viagens, e, enfim, seja como turistas, desbravadoras e divulgadoras de destinos, gerando de forma direta emprego e renda para o país.

O setor de turismo está em destaque entre as 10 áreas com maior participação de mulheres no mercado de trabalho, ocupando 55,68% dos cargos, segundo pesquisa da Catho e, segundo a International Business Report – Women in Business, as mulheres na América Latina ocupam 31% dos cargos de liderança nos setores de Turismo e Hotelaria. Entretanto elas ganham 77,5% do salário dos homens no Brasil, segundo aponta pesquisa do IBGE, o que demonstra que as mulheres ainda estão sendo testadas e controladas através de seus resultados.

Este cenário das mulheres ocupando cada vez mais espaços também se repete com as mulheres viajantes, as quais, de acordo com o levantamento da Voopter – site de busca e comparação de preços de passagens aéreas, representam 68,7% das pessoas que procuram por passagens. Ainda segundo este estudo, as mulheres jovens entre 25 e 34 anos representam 36,22% daquelas que buscam passagens e 10,99% estão na faixa etária de 18 a 24 anos.

De maneira geral, estes números só tendem a crescer, pois o empoderamento feminino vem refletindo em novos hábitos. O maior desejo das mulheres é ter uma carreira bem-sucedida, casa própria, auto estima e 54% delas desejam viajar, sendo que a principal motivação é o desejo de viver novas aventuras independentemente de ter ou não uma companhia. E, para este público altamente seleto, existem pacotes específicos e destinos especializados com roteiros planejados, muitas atividades, mas com o tempo para a espontaneidade para que cada uma crie seus próprios momentos.

O turismo é uma oportunidade para as mulheres mostrarem seus potenciais, conhecerem outras culturas, mudar a visão de si mesmas e se sentirem corajosas e seguras de si.

Deixe um comentário