Liderança é importante para o foco da empresa

Você está visualizando atualmente Liderança é importante para o foco da empresa
(Freepik)

A liderança é um elemento crucial para o sucesso de uma empresa. Ela é responsável por inspirar e motivar os colaboradores a alcançar os objetivos organizacionais, promover uma cultura de trabalho saudável e produtiva, estimular a criatividade e a inovação, além de lidar com questões pessoais dos funcionários.

Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey em 2021 revelou que empresas com liderança forte e eficaz têm uma probabilidade 2,7 vezes maior de serem altamente produtivas do que aquelas com liderança fraca. Além disso, as empresas com liderança forte têm uma probabilidade 1,5 vez maior de terem colaboradores engajados.

CEO da Meta – Serviços Especializados, Leo Moreira (Divulgação)

O CEO da Meta – Serviços Especializados, Leo Moreira, enfatiza que a liderança é um fator chave para a saúde mental e emocional dos colaboradores. “Com a pandemia, as empresas enfrentam novos desafios e uma maior necessidade de lidar com questões pessoais dos funcionários. Por isso, é fundamental que os líderes estejam preparados para lidar com essas situações, motivando e apoiando suas equipes de forma natural e transparente”, afirma.

Outra pesquisa, realizada pela consultoria Deloitte em 2020, mostrou que a liderança é um fator-chave para a retenção de talentos nas empresas. Colaboradores que estão satisfeitos com a liderança são 12 vezes mais propensos a permanecer na empresa.

A liderança também é um elemento importante na promoção da diversidade e inclusão nas empresas, como destaca um artigo publicado na Harvard Business Review em 2020. Empresas com liderança inclusiva têm uma probabilidade 1,7 vez maior de serem inovadoras e 1,8 vez maior de terem uma cultura de trabalho saudável.

Leo Moreira ressalta ainda que a cultura organizacional das empresas precisa ser mais humanizada, para que as pessoas se sintam valorizadas e incentivadas a permanecer na empresa. “Vejo na rotina do meu negócio como a saúde mental e emocional dos colaboradores afeta diretamente a produtividade e o sucesso da empresa”.

Assim como pesquisas mostram que a liderança é um fator chave para o sucesso de uma empresa, empresas com liderança forte e eficaz são mais produtivas, retêm talentos e promovem uma cultura de trabalho saudável, inclusiva e humanizada.