HP Transportes reutiliza 80% da água da limpeza dos ônibus

Você está visualizando atualmente HP Transportes reutiliza 80% da água da limpeza dos ônibus

Nesta quarta-feira (3) foi decretada emergência hídrica em Goiânia e Anápolis, alertando para a situação do reservatório da Bacia do Meia Ponte. Mesmo em tempos de pandemia, quando os cuidados com a limpeza e higienização das mãos, objetos, superfícies e locais públicos devem ser reforçados, iniciativas ambientais e que gerem economia também não podem ser esquecidas. Entre elas, a conservação e manutenção dos nossos recursos hídricos, evitando o desperdício.

Local de passagem diária de milhares de passageiros, os ônibus do transporte coletivo estão tendo nos últimos meses uma atenção especial nos quesitos higienização e limpeza. Um procedimento minucioso, que inclui a lavagem com água e produto com alto poder desinfetante, e ainda higienização de acentos, corrimãos e alças de apoio dos ônibus. Em média, são usados em uma lavagem cerca de 1.500 litros de água por ônibus.

Pensando em gerar o máximo de economia ao processo, já que, em média, a lavagem é feita diariamente em cerca de 250 ônibus do transporte coletivo da capital, além de 60 miniônibus do CityBus 2.0, a HP Transportes Coletivos utiliza desde 2007 um método de reaproveitamento da água. Durante a limpeza, ela é captada por valas, tratada e armazenada em quatro tanques para o seu reuso em outras lavagens. Cerca de 80% dessa água é de reuso, o que resulta em uma economia de cerca de 1.200 litros por ônibus, calcula o gerente de Gestão de Performance Veicular da HP Transportes, Miguel Jacinto. “Além da economia financeira, damos uma contribuição imensa ao meio ambiente”.

A empresa integra e atende aos requisitos do Programa Despoluir, iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, que realiza, entre outras ações, o controle do CO² emitido na atmosfera. “Todas essas iniciativas fazem parte do nosso Plano de Gestão Ambiental, que tem como objetivo implementar e melhorar continuamente ações preventivas para minimizar os impactos ambientais causados pelas atividades da empresa”, afirma a gerente de Facilities, Mariella do Santos Anjo Scandiuzzi.