Goiânia já prepara seu primeiro heliponto para receber os eVTOLs

No momento você está vendo Goiânia já prepara seu primeiro heliponto para receber os eVTOLs
Protótipo do eVTOL, produzido pela Eve na fábrica da Embraer, em Taubaté (SP) Divulgação Embraer

O futuro está logo ali. Até 2026, o Brasil terá um carro voador. A Embraer, junto à sua subsidiária Eve Air Mobility, irá estabelecer a primeira fábrica de montagem da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) em Taubaté (SP). O primeiro protótipo do veículo deve começar a ser montado neste semestre, os testes devem ocorrer em 2024 e as primeiras entregas e a entrada em serviço estão programadas para 2026.

O eVTOL tem alcance de 100 quilômetros e usa asas fixas, rotores e propulsores. Ele deve ser usado como táxi aéreo. A principal diferença dele para um helicóptero é o uso de eletricidade ao invés de combustível de aviação, reduzindo o impacto ambiental. O Brasil aparece como um dos principais futuros operadores de eVTOLs, o país poderá ter em breve 780 aeronaves voando pelas principais cidades. Isso leva em conta as cartas de intenção de compra assinadas com a Eve e com outras duas empresas estrangeiras.

E Goiânia não tardará para receber esses veículos aéreos. Atenta às novidades, a Opus Incorporadora se antecipou e terá um heliponto pronto e apto para receber eVTOLs também em 2026. “É preciso perceber as movimentações do mercado, não apenas o imobiliário, mas tudo o que ele engloba, como a mobilidade. Estacionamento, quantidade de vagas disponíveis em um empreendimento, vagas adaptadas para carros elétricos, heliponto e agora a adaptação, não apenas para carros voadores, mas também para entregas pelo ar”, destaca o diretor da empresa, Dener Justino.

Bem localizado e atualizado
O complexo imobiliário Cidade Opus, lançado em março e que será erguido na esquina das das Avenidas 85 e Mutirão, de frente para a Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista, inclui no projeto de sua torre comercial, o Corporate Center, um heliponto adaptado para receber eVTOLs. “Não adianta fazer um empreendimento e analisar apenas o agora, a fase de projeto e construção. É preciso pensar no mundo quando ele for entregue. Ele precisa estar atual quando estiver pronto, não adianta entregar algo defasado. A Opus está sempre atenta a isso, por isso já antecipou várias tendências no mercado”, salienta Dener Justino.

Inclusive, o Cidade Opus foi o campeão na categoria Profissional/Produto como o melhor empreendimento do Brasil no Prêmio Master Imobiliário, considerado o Oscar do segmento no País. Apesar do termo “carro voador” ter se popularizado, os eVTOLS não seguirão o modelo de veículos particulares, que podem ser comprados por qualquer pessoa, as aeronaves farão parte de um sistema parecido com aplicativos de transporte e empresas de táxi aéreo. “O Cidade Opus estará pronto para quando esse futuro, que está mais próximo do que muitos imaginam, chegar à Goiânia”, completa o diretor da Opus Incorporadora sobre o projeto, que tem previsão de entrega em 2026.

Deixe um comentário