Especialista mostra como criar um plano de ação empresarial em meio a crise

No momento você está vendo Especialista mostra como criar um plano de ação empresarial em meio a crise

A atual situação causada pelo novo coronavírus (COVID-19) em que o mundo, o Brasil e Goiás se encontram traz uma certa insegurança para a estabilidade de empreendimentos e, de fato, a instabilidade nesta conjuntura é praticamente inevitável. Portanto, encontrar soluções para a circunstância vigente e programar a recuperação dos negócios para quando a pandemia tiver seu fim são ações de notáveis importâncias.

Quem explica é Marcus Marques, mentor referência em gestão para pequenas e médias empresas. Ele lembra que toda essa situação é uma fase transitória e os empreendedores devem se preparar para uma recuperação do mercado. “É muito importante passar por essa fase, a fim de que os trabalhadores sejam capazes de traçarem seus planos de ação em relação às vendas e aos custos para os próximos meses”, diz o mentor, que pontua que os seguintes questionamentos sejam feitos:

– O que pode ser feito para que as vendas da empresa não sofram tanto impacto?

– É possível adaptar o dia a dia da empresa para o ambiente online?

– Quais novos serviços ou produtos podem ser criados para a otimização do
desempenho da empresa no atual momento de crise?

– É possível reduzir os gastos?

– Como excluir, de imediato, itens não essenciais fazendo uma reavaliação dos
orçamentos?

– Reduzir salários, temporariamente, é uma opção para a otimização do orçamento?

– Quais são os produtos que mais oferecem estabilidade para a empresa e que
podem ser o foco estratégico dos negócios na atual situação? Quais os serviços que mais representam o retorno financeiro?

– Os colaboradores estão preparados para essa situação?

“Além da reflexão e ideias que os questionamentos trazem para o empreendedor direcionando-o a um plano de ação, é importante, para o rendimento da empresa e dos colaboradores, a segurança de todos”, assegura Marcus.

Por isso, reforça o empreendedor, em situações como essa é significativo considerar a possibilidade do home office, o que requer o total comprometimento dos envolvidos no processo. Mas, caso seja essencial a presença dos colaboradores para que os negócios funcionam, como empresas de varejo e fábricas, é relevante desenvolver uma escala, um plantão, ou até mesmo antecipar férias individuais ou coletivas.

Para que o empreendedor alcance, nesse momento, um bom rendimento de seus colaboradores e a maior otimização dos seus recursos empresariais, é necessário que ele tenha o plano de ação bem estruturado a partir de perguntas como essas listadas acima, faça parte da execução do negócio no dia a dia e monitore as ocorrências. “Também é necessário que ele seja o grande exemplo para todos os funcionários mantendo a calma e sendo transparente nas suas tomadas de decisões, raciocinando novas estratégias, revendo projetos, processos e investimentos”, completa o investidor.

Marcus Marques revela, porém, que entre todas as dicas e questionamentos que ajudam o empresário a se planejar para manter seus negócios ativos nesse momento de crise, a de maior importância é “não se desesperar”. “Situações como essa são excelentes para inovar e repensar novas estratégias empresariais”, conclui.

Sobre Marcus Marques

Marcus Marques é empreendedor, investidor e mentor referência em gestão para pequenas e médias empresas, construiu com seu pai uma empresa que fatura mais de R$ 100 milhões por ano, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e criou o Método Acelerador Empresarial.

Já treinou pessoalmente mais de 2.000 donos e donas de empresas, além de ter ministrado palestras e treinamentos presencialmente para mais de 100 mil pessoas. É líder do grupo de alta performance empresarial #SmallGiants, sendo conselheiro

Deixe um comentário