Em nova ação, Sistema OCB/GO dá fim à “Ilha do lixo” no Rio Meia Ponte

No momento, você está visualizando Em nova ação, Sistema OCB/GO dá fim à “Ilha do lixo” no Rio Meia Ponte
Local da "Ilha do Lixo" antes e depois da intervenção (Divulgação)

Foi concluída na última sexta-feira (17/09) a segunda e última etapa da ação de educação ambiental e limpeza do Rio Meia Ponte, promovida pelo Sistema OCB/GO e parceiros, com a retirada de mais duas toneladas de lixo do leito do manancial, no local denominado “Ilha do Lixo”. Trata-se de um ponto de acúmulo natural de resíduos, na divisa dos municípios de Bela Vista de Goiás e Hidrolândia, de onde já haviam sido retiradas quase duas toneladas de detritos diversos, tais como roupas, garrafas pet, bolas de futebol, capacetes, isqueiros e, nesta última ação, até uma carcaça de geladeira.

A primeira etapa da ação foi realizada no dia 27 de agosto, com ampla mobilização de retirada de lixo em um ponto identificado em expedição pelo Rio Meia Ponte promovida pelo Sistema OCB/GO e parceiros, iniciada no dia 29 de junho. A ação contou com a participação de aproximadamente 60 voluntários de grupos de escoteiros de Goiás, 45 deles jovens entre 15 e 20 anos de idade e dos Bombeiros Mirins de Bela Vista de Goiás. A operação voluntária deu continuidade às atividades de educação ambiental da Campanha Dia C Ambiental, que este ano traz o tema “Cooperar é da nossa natureza”.

Na primeira etapa, uma equipe técnica chefiada pelo urbanista e ambientalista Luiz Roberto Botosso Júnior fez, primeiramente, a retirada do lixo do Rio Meia Ponte para a encosta, com auxílio de um barco. Os resíduos, já ensacados, foram transportados por uma corrente humana formada pelos voluntários, de mãos em mãos, até um caminhão. O material foi encaminhado para a cooperativa de reciclagem Cooperbela, da cidade de Bela Vista, completando o ciclo de preservação ambiental.

A segunda etapa, coordenada por Gilson de Souza Cruvinel, técnico de logística e apoio administrativo do Sistema OCB/GO, durou mais 10 dias, devido à dificuldade de acesso ao local e de retirada dos resíduos. No total foram contabilizadas cerca de 4 toneladas de lixo, que encheram 5 caminhões.

“Essa ação de educação ambiental é fruto de uma parceria com as cooperativas.  Inicialmente, percorremos mais de 500 quilômetros do Rio Meia Ponte, descobrimos alguns pontos com muito acúmulo de resíduos sólidos e, nessa grande ação com nossos parceiros, retiramos esse lixo para dar a ele uma destinação econômica, levando-o para a reciclagem”, explica o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

Jubrair Gomes Caiado, superintendente do Sistema OCB/GO, destaca que a ação é importante para mostrar à população a necessidade de fazer o descarte correto do lixo para evitar a poluição dos nossos mananciais. “Num período de seca, como o que  estamos vivendo, temos uma melhor percepção da importância da água em nossas vidas, e se cuidarmos para ter nossos rios limpos, eles também nos proporcionam a pesca e outras formas de lazer e educação ambiental para a população. Se as pessoas e as empresas se unirem nesse esforço, temos condições de preservar e melhorar as condições do Meia Ponte e dos nossos outros rios”, conclama.

Parceiros e patrocinadores

Na ação ambiental o Sistema OCB/GO contou com parceria da Prefeitura de Bela Vista, Fazenda Boa Esperança, Equipe Navegar Pela Vida, Bombeiros Mirins de Bela Vista, escoteiros de Goiás e a cooperativa Cooperbela. Os patrocinadores são o Sistema Sicoob, Coapil, Cresol, Sicoob SecoviCred e Unimed Goiânia.

O Sistema OCB/GO também implantou no mês de junho, com apoio de patrocinadores,  duas ecobarreiras no manancial, para a retenção de lixo flutuante, e em seguida promoveu a expedição pelo rio, para registrar pontos de atenção e as belezas de sua fauna e flora. “Da região urbana da cidade, onde o rio recebe uma grande carga de esgoto e lixo, até o Rio Paranaíba, encontramos vários pontos de acúmulo de lixo flutuante, em galhas e ramagens que funcionam como barreiras naturais”, explica Luiz Botosso.

Deixe um comentário