Em sua 15ª edição, ano de debut, o tradicional Festival Italiano de Nova Veneza está sendo preparado com muito sabor, música, cultura e a marcante alegria de seu povo. A pequena cidade goiana, situada a 29 quilômetros da capital, que abriga a maior colônia da imigração italiana no Centro-Oeste do Brasil e hoje tem cerca de 60% de sua população formada por descendentes italianos, já está em contagem regressiva para receber um dos maiores festivais gastronômicos do País, que recebe mais de 120 mil visitantes nos quatro dias de evento, agendado de 6 a 9 de junho.
O lançamento oficial do evento em Goiânia está marcado para o dia 30 de maio, às 8h, na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), que neste ano será parceria institucional da Associação Veneziana Pró-Festival Italiano (Afesti) e irá abrir as portas para sediar o tradicional café da manhã temático de apresentação do evento.
“Neste ano, o Festival tem tudo para superar os números do ano passado, quando o evento movimentou mais de R$ 2 milhões na economia da cidade e, consequentemente, do Estado de Goiás. Foram gerados 1.200 postos de trabalho temporários. Portanto, nós vamos apoiar o evento para fazer crescer esse número de oportunidades de trabalho na cidade, que em 2018 já foi 20% maior em relação a 2017”, diz o presidente da Fieg, Sandro Mabel.
Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Italiano de Nova Veneza terá apoio oficial da Embaixada da Itália no Brasil, que realizará mais uma edição da Mostra de Cinema Italiano durante o evento. A culinária marcante terá novidades no cardápio, que atrai turistas de todo o Centro-Oeste.
Na programação da festa, haverá atrações como aula de italiano para o público, ministrada pela PUC Idiomas, além das alegres danças e românticas canções do país europeu. A expectativa dos organizadores é de superar, neste ano, o número de visitantes à festa, que também conta com a parceria da Associação Italiana do Estado de Goiás (Aigo).
**Na foto: Organizadores do Festival Italiano discutem detalhes do evento em reunião na Fieg (Divulgação)