Dia Mundial da Água: biólogo, responsavel pela Ecoliv Soluções Ambientais, fala sobre uso consciente da água para a indústria e agropecuária

Você está visualizando atualmente Dia Mundial da Água: biólogo, responsavel pela Ecoliv Soluções Ambientais, fala sobre uso consciente da água para a indústria e agropecuária
Divulgação

Comemorado em 22 de março, o Dia Mundial da Água surge para conscientizar sobre a importância dos recursos hídricos do planeta. O biólogo e empresário, João Pedro Cicatelli, responsável pela Ecoliv Soluções Ambientais, garante que é possível realizar o uso da água para indústrias, agricultura e pecuária, de forma segura e sustentável.
É por meio da outorga que o uso legal e correto da água é feito, principalmente na zona rural e industrial. “Toda água dentro do território brasileiro pertence à União. A outorga é uma permissão para o uso desse recurso, que é feita juntamente aos órgãos reguladores”, informa.

De acordo com o biólogo, o papel do profissional é indispensável para garantir o uso responsável e sustentável da região de onde o recurso será utilizado. “Certificamos cada detalhe relacionado à região, inclusive consideramos a fauna, a flora e todas as questões que envolvem o bem-estar do meio ambiente”, revela.

Segundo João Pedro Cicatelli, a água é um recurso renovável, o que significa que participa de um ciclo específico. Porém, ele informa que apenas 3% de todo o recurso hídrico é considerado potável, “o que reduz drasticamente as fontes às quais podemos ter acesso a essa água sem termos que realizar o tratamento dela”.

Para o empresário, mais do que apenas um documento, a outorga é uma forma de garantir o futuro da humanidade, já que a água é indispensável para todos os seres vivos do planeta e o serviço prevê o uso hídrico regulamentado. “O uso ilegal da água pode resultar em multas, notificações, embargos e cortes. Mas o maior prejuízo é visto no próprio ecossistema da região, que precisa ser avaliado com cautela”, finaliza.

Serviço

Ecoliv Soluções Ambientais
Contato: (62)9.9501-1616
E-mail: ecoliv.bio@gmail.com
Instagram: @ecoliv.bio

Deixe um comentário