Uma das opções mais rentáveis para quem pretende investir em imóveis em 2022, pensando na valorização, deve ser a compra de terrenos, seja em loteamentos abertos ou fechados. Isto porque, no entendimento do mercado, os lotes – considerados ativos fortes – se valorizam naturalmente à medida que a infraestrutura nos seus entornos melhora, sendo fonte, depois, de renda mensal, com o aluguel de casas, prédios ou pontos comerciais ali construídos.
Com experiência de 41 anos no ramo imobiliário do Brasil, o executivo Ricardo Vieira, da Provenda Imobiliária, é um dos especialistas que compartilham dessa visão. Para ele, quem quer comprar lote em 2022 para investir deve se adiantar na aquisição do imóvel, porque a tendência dos terrenos, segundo explica, é sempre de “valorização a índices expressivos”.
“Ao comprar um terreno, como a gente fala no mercado, o investidor vira de fato ‘dono do seu próprio nariz’. Ele pode morar, fazer uma renda passiva ou incrementar ali o seu próprio negócio. Ou seja, acaba sendo o próprio incorporador daquele imóvel”, diz Ricardo Vieira.
O empresário do ramo imobiliário diz que o mercado está animado com as perspectivas de vendas em 2022. A contar os números deste ano, a projeção é que as vendas permaneçam em trajetória ainda mais ascendente do que a registrada em 2021.
Pesquisa divulgada pela Ademi-GO (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás) indica que a venda de imóveis em Goiânia cresceu 55% no segundo trimestre deste ano, em comparação com igual período de 2020. De abril a junho deste ano, foram vendidos 2.049 imóveis na capital. São 727 unidades a mais em relação ao primeiro trimestre de 2020.
“As perspectivas para 2022 são muito boas. Mesmo com quase dois anos de pandemia, o mercado imobiliário tem se comportado de forma satisfatória, e não será diferente no ano que vem”, projeta Ricardo Vieira. Ele explica que, com o isolamento social, muitas pessoas passaram a olhar para dentro de casa com mais atenção, imaginando, por exemplo, que o imóvel ou escritório poderia ter uma varanda maior, mais dormitórios e um jardim mais amplo.
Ricardo Vieira garante que a compra de imóveis, mesmo nesta pandemia, continua sendo um dos investimentos mais seguros no país.
“Vivemos um tempo em que muitas pessoas têm incertezas em alguns pontos. No mercado imobiliário não há essa incerteza. O retorno é garantido tanto para quem investe, como para quem compra”, finaliza o especialista.