Com enfoque prático trabalhista, 12° Congresso da Agatra tem início nesta quarta-feira (15)

Você está visualizando atualmente Com enfoque prático trabalhista, 12° Congresso da Agatra tem início nesta quarta-feira (15)
Presidente da Agatra, Fernando Mendes (Divulgação)

Goiânia receberá, entre os dias 15 e 17 de maio, a 12ª edição do Congresso da Associação Goiana da Advocacia Trabalhista (Agatra), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18). Trata-se do primeiro congresso prático trabalhista do Estado de Goiás, organizado pela Agatra em parceria com a Seção Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) e a Escola Superior de Advocacia Trabalhista de Goiás Doutor Julpiano Cortez (Esat).

A abertura, às 18 horas do dia 15, terá uma mesa composta integralmente por mulheres. “Será o primeiro congresso a ter uma composição 100% feminina na solenidade inicial”, afirma o presidente da Agatra, Fernando Mendes. Ele reforça que a programação contará com amplas discussões ligadas à advocacia trabalhista, permitindo o networking e a troca de ideias entre os participantes.

A conferência de abertura abordará o “Uso da Inteligência Artificial na Prática Trabalhista”, conduzida pelo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, e pela advogada Carolina Tupinambá. Além disso, o congresso, ao longo dos três dias, discutirá temas como: ferramentas para alavancar a execução trabalhista individual e coletiva; formas de utilizar corretamente as provas digitais no processo trabalhista, entre outros.

Homenagem

Nesta edição, o congresso homenageará o advogado Jerônimo José Batista. Ele é um dos ex-presidentes da Agatra, com mandatos em diferentes períodos (1993 a 1995 e 1997 a 1999). A homenagem é uma forma de reconhecer a sua importante atuação à frente da entidade e notória contribuição para a advocacia trabalhista goiana.

Livro

Na manhã do dia 16 de maio, segundo dia de evento, será lançado o livro “Direito do Trabalho na Contemporaneidade: Desafios e Tendências”, a primeira obra lançada pela Agatra em 43 anos de existência. O presidente lembra que parte das vendas será destinada às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

“O livro representa um marco na trajetória da entidade, reafirmando seu compromisso com o conhecimento científico e o aprimoramento do direito do trabalho”, destaca a diretora da Esat, Cristiane Pavan, que atuou como uma das coordenadoras da obra.

Segundo o presidente da Agatra, o livro é uma celebração do conhecimento, da dedicação e do legado que a entidade carrega. “Os artigos presentes na obra evidenciam a importância da advocacia trabalhista e do conhecimento trazido por aqueles que fazem parte de uma instituição que, há décadas, tem sido um farol para a advocacia trabalhista em Goiás”, diz.

Confira, abaixo, a programação:

Quarta-feira (15/05)

17h – Credenciamento
18h – Solenidade, Homenagem, Conferência de Abertura e Coquetel
Tema: Uso da Inteligência Artificial na Prática Trabalhista

Quinta-feira (16/05)

8h – Certificação de título de associado honorífico aos ex-presidentes da Agatra
8h30 – Tema: Recurso de Revista na prática, funcionamento e particularidades do TST
10h – Tema: Técnicas e Ferramentas para alavancar a execução trabalhista Individual e Coletiva
Lançamento e sessão de autógrafos Livro da Agatra/Esat
12h às 14h – Intervalo para almoço
14h – Tema: Como Utilizar Corretamente as Provas Digitais no Processo Trabalhista.
15h30 – Tema: A inclusão, na prática, das pessoas com deficiência e dos menores aprendizes nas empresas.

Sexta-feira (17/05)

08h30 – Tema: Sustentação Oral e Recurso Ordinário Perfeito na Prática.
10h30 – Tema: Procedimentos Gerais sobre as Turmas do TRT18.
13h30 – Tema: Audiência de Instrução e Julgamento e Dinâmica do Ônus da Prova.
16h – Encerramento

LEITORES ESTRATÉGICOS

Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Deixe um comentário