Os grupos Carrefour e Makro finalizaram negociação e a empresa francesa comprou 30 lojas da rede atacadista por R$ 1,95 bilhão, que somam vendas anuais totais de R$ 2,8 bilhões. Segundo comunicado, as lojas devem adotar a bandeira Atacadão – em até um ano.
Há algumas semanas, como antecipou o Estadão, que os grupos já estavam em negociação. O mercado chegou a prever R$ 5 bilhões, mas valor final ficou bem abaixo. Na Grande Goiânia, o Makro tem duas lojas (BR-153 e na Avenida Perimetral). O Atacadão tem também duas lojas, na Rio Verde, e outra na Goiás Norte.
O Carrefour tenta reforçar a disputa no atacarejo, movimento antecipado, com sucesso, pelo Extra-Assaí. Os franceses preveem elevar em 60% as vendas nestas 30 lojas adquiridas, que ficam em 17 Estados – sendo 22 próprias e oito alugadas. Junto com as lojas, foram adquiridos 14 postos de combustíveis dentro das unidades. As duas lojas da Grande Goiânia têm postos. No total, o Atacadão tem 187 lojas.
Os pontos adquiridos ficam nos seguintes estados: Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Alagoas, Santa Catarina, Pará, Amazonas, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraíba e Tocantins, além do Distrito Federal.
O Makro é uma marca do grupo holandês SHV. Com essa venda, a empresa passa a ter 38 unidades no país, mas a expectativa é negociar 14 unidades para outras redes. O objetivo é focar nas operações no estado de São Paulo, onde há 24 lojas.
Os pontos adquiridos ficam nos seguintes estados: Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Alagoas, Santa Catarina, Pará, Amazonas, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraíba e Tocantins, além do Distrito Federal.
O Makro é uma marca do grupo holandês SHV. Com essa venda, a empresa passa a ter 38 unidades no país, mas a expectativa é negociar 14 unidades para outras redes. O objetivo é focar nas operações no estado de São Paulo, onde há 24 lojas.
“Essa transação é o movimento mais importante do Grupo Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007. Isso evidencia nosso comprometimento com a expansão de nossos formatos de crescimento e está em linha com o Plano de Transformação do Carrefour 2022”, afirmou o Presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, no comunicado enviado ao mercado. O executivo destacou que o Brasil, hoje, é o segundo maior mercado do Grupo depois da França, sede da companhia. (Goiânia Empresas com agências)