Avós conquistam espaço no mercado de trabalho

Você está visualizando atualmente Avós conquistam espaço no mercado de trabalho

Atualmente, os vovós estão conquistando cada vez mais vagas no mercado de trabalho e assim ajudam seus filhos a possibilitarem mais conforto aos netos. Esses profissionais compartilham histórias de alegria e superação no Dia dos Avós, que é comemorado anualmente em 26 de julho.

Um dos fatores que motivam pessoas com mais de 50 anos na busca por um emprego é a satisfação que a atividade proporciona, além de influenciar diretamente na convivência social e na saúde física e mental. Essa também é uma chance de revigorar a autoestima.

No Brasil, existem mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, mas somente 26% trabalham com a carteira assinada, de acordo com um levantamento realizado em 2018, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Bretas desenvolve o projeto Talentos Experientes e tem atualmente 850 colaboradores com mais de 50 anos. Só em Goiás, são 179 profissionais.

Exemplos de vida

Marcia Alves tem 53 anos e atua como encarregada operacional do Bretas. Ela superou uma fase delicada da vida com o trabalho. Com alegria, ela narra como foi recebida pela empresa, “não sinto preconceito aqui, fui acolhida. No período que comecei a trabalhar, consegui vencer toda tristeza que eu sentia com a perda da minha mãe”. Marcia é avó e amiga das netas, com o emprego ajuda na criação das meninas, “aproveito os dias que estou de folga para estar com minhas netas. Sou uma avó que participa de tudo”.

Outro exemplo de motivação é a colaboradora Marlene da Silva, de 60 anos, que trabalha no Bretas há oito anos na função de repositora de frios. Ela tem cinco netos que moram em Belém (PA) e em Manaus (AM). Marlene descreve como é ter a oportunidade de trabalhar, “me sinto valorizada, útil e feliz. A cada dia me sinto mais animada e percebo que estou no lugar certo, mesmo com a saudade por causa da distância que me separa dos meus filhos e netos. Seguir no mercado de trabalho é tudo de bom”.

Talentos Experientes

Para reforçar diariamente o seu compromisso social a Rede Bretas criou o projeto Talentos Experientes, em 2017, ao notar a dificuldade que pessoas com mais de 50 anos tinham para conquistar um espaço no mercado de trabalho. Isso possibilitou uma menor rotatividade na empresa e a melhora na qualidade de vida de muitas pessoas. “Ao envelhecer é possível encontrar oportunidades no mercado de trabalho. A rede Bretas atua para gerar trabalho, crescimento e fazer a diferença na vida dessas pessoas”, afirma Wanderson Ferreira, gerente de RH do Bretas.

Os interessados podem cadastrar currículo no Banco de Talentos pelo site. 

O Bretas

Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 81 lojas, 12 postos de combustíveis, e cinco Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado sulamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos.

Na foto: Marcia Alves, 53, atua como encarregada operacional do Bretas. Ela superou uma fase delicada da vida com o trabalho (Divulgação)