Atualmente, os vovós estão conquistando cada vez mais vagas no mercado de trabalho e assim ajudam seus filhos a possibilitarem mais conforto aos netos. Esses profissionais compartilham histórias de alegria e superação no Dia dos Avós, que é comemorado anualmente em 26 de julho.
Um dos fatores que motivam pessoas com mais de 50 anos na busca por um emprego é a satisfação que a atividade proporciona, além de influenciar diretamente na convivência social e na saúde física e mental. Essa também é uma chance de revigorar a autoestima.
No Brasil, existem mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, mas somente 26% trabalham com a carteira assinada, de acordo com um levantamento realizado em 2018, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Bretas desenvolve o projeto Talentos Experientes e tem atualmente 850 colaboradores com mais de 50 anos. Só em Goiás, são 179 profissionais.
Exemplos de vida
Marcia Alves tem 53 anos e atua como encarregada operacional do Bretas. Ela superou uma fase delicada da vida com o trabalho. Com alegria, ela narra como foi recebida pela empresa, “não sinto preconceito aqui, fui acolhida. No período que comecei a trabalhar, consegui vencer toda tristeza que eu sentia com a perda da minha mãe”. Marcia é avó e amiga das netas, com o emprego ajuda na criação das meninas, “aproveito os dias que estou de folga para estar com minhas netas. Sou uma avó que participa de tudo”.
Outro exemplo de motivação é a colaboradora Marlene da Silva, de 60 anos, que trabalha no Bretas há oito anos na função de repositora de frios. Ela tem cinco netos que moram em Belém (PA) e em Manaus (AM). Marlene descreve como é ter a oportunidade de trabalhar, “me sinto valorizada, útil e feliz. A cada dia me sinto mais animada e percebo que estou no lugar certo, mesmo com a saudade por causa da distância que me separa dos meus filhos e netos. Seguir no mercado de trabalho é tudo de bom”.
Talentos Experientes
Para reforçar diariamente o seu compromisso social a Rede Bretas criou o projeto Talentos Experientes, em 2017, ao notar a dificuldade que pessoas com mais de 50 anos tinham para conquistar um espaço no mercado de trabalho. Isso possibilitou uma menor rotatividade na empresa e a melhora na qualidade de vida de muitas pessoas. “Ao envelhecer é possível encontrar oportunidades no mercado de trabalho. A rede Bretas atua para gerar trabalho, crescimento e fazer a diferença na vida dessas pessoas”, afirma Wanderson Ferreira, gerente de RH do Bretas.
Os interessados podem cadastrar currículo no Banco de Talentos pelo site.
O Bretas
Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 81 lojas, 12 postos de combustíveis, e cinco Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado sulamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos.
Na foto: Marcia Alves, 53, atua como encarregada operacional do Bretas. Ela superou uma fase delicada da vida com o trabalho (Divulgação)