A era do marketing digital

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Por Rodrigo Oliveira

O mundo tem passado por grandes transformações tecnológicas, fazendo com que mudemos a nossa forma de nos comunicarmos e de consumirmos conteúdo. Isso afeta todo o panorama de marketing e interação entre marcas e seus consumidores, independentemente do tamanho da empresa, se uma organização de nível global ou se um mercadinho de bairro, todos precisaram se reinventar nos últimos dez anos.

Quando deflagrou o boom da internet no início dos anos 2000, muitas empresas se apressaram e tomaram a dianteira para criar presença digital, contudo muitas outras se retardaram por imaginar que seria apenas mais uma onda passageira, ou na pior das hipóteses mais uma bolha que o mercado estava criando (a bolha das .COM), falaremos mais desse assunto em outro artigo. Mas anos se passaram e chegamos à década de 2010, que chegou batendo os dois pés na porta, no tocante ao marketing e a comunicação, fazendo da década passada a década das redes sociais e da interação digital, colocando o consumidor, não mais as marcas, no centro das atenções. Fazendo o bastão do poder mudar de persona.

Os consumidores nunca antes tiveram tanto poder em suas mãos, podendo mudar, interferir e remodelar organizações inteiras, bastando para isso poucos cliques e muita interação. É a era do marketing digital, e, o que mais caracteriza esse momento que estamos vivendo é a participação, os consumidores hoje não se contentam apenas em consumir os produtos de uma determinada marca, eles querem ser ouvidos, que suas sugestões sejam acatadas e executadas, desejam participar do processo criativo e pertencer a algo que tenha valor para eles, em última análise o consumidor moderno almeja  cocriar os produtos junto às empresas/marcas de seu coração (lovemarks). Como Philip Kotler, conhecido como pai do marketing moderno, defende em seu livro MARKETING 3.0 que vivemos é o período da participação, onde as pessoas criam e consomem notícias, ideias e entretenimento. A nova onda de tecnologia transformou as pessoas de consumidores em “prosumidores”. O que ele quer dizer com isso? Kotler quer nos mostrar e corroborar a ideia, que hoje o indivíduo não se contenta mais em apenas consumir, ele além de consumir, irá produzir conteúdo sobre o objeto consumido, compartilhar, comentar, espalhar a notícia e envolver o máximo de pessoas que puder em suas causas.

Se você é empresário e chegou até aqui na leitura desse artigo, você precisa entender que o seu cliente consumidor irá produzir conteúdos sobre os serviços e/ou produtos ofertados por sua empresa ao mercado, a pergunta a ser respondida é… Qual o tipo de conteúdo você deseja que ele produza sobre você?

Tivemos diferentes tipos de marketing ao longo de nossa História. O Marketing 1.0 onde o foco das atenções era o produto e a produção massificada, registrada muito bem por Henry Ford em sua célebre frase: “O carro poder ser de qualquer cor, desde que seja preto”; o Marketing 2.0 centrado no cliente, período das personalizações e que o cliente passou a ser o rei para as marcas; o Marketing 3.0 focado no valor, onde as pessoas não eram mais tratadas como meros consumidores, mas sim como seres humanos plenos. Hoje entrando no período do Marketing 4.0 onde todos os esforços inteligentes de marketing são focados no espírito humano. Em outros artigos abordarei com maior grau de detalhamento cada uma das etapas de evolução do marketing, mas por hora é necessário que você entenda que o desenvolvimento tecnológico e as mudanças de paradigmas comportamentais aceleraram a chegada da Era do Marketing Digital, e, nesse momento as empresas que utilizarem do Marketing 4.0 em suas estratégias de mercado tenderão a ter infinitamente mais sucesso que seus concorrentes, criando assim marcas fortes, sustentáveis e lucrativas (lovemarks).

Seja bem-vindo à Era do Marketing Digital. Se prepare e aperte o cinto, pois estamos apenas no começo. Se você ainda não está participando proficientemente desse novo cenário mundial de marketing, fique tranquilo/a, pois iremos te auxiliar nessa jornada, trazendo conteúdos – técnicas; planejamento; métodos; estratégias; e mais – que são verdadeiras joias para o crescimento e fortalecimento de sua marca e empresa no meio digital.

Já no próximo artigo, trarei um conteúdo exclusivo para te ajudar a dar os primeiros passos ou acertar os passos já dados nessa caminhada. Próximo conteúdo: “OS 04 PILARES DO SUCESSO DIGITAL – Como vender qualquer coisa através do Marketing Digital”.

Forte Abraço e até a próxima.

*** Rodrigo Oliveira é Publicitário, especialista em Marketing e Vendas com MBA em Marketing e Inteligência Competitiva, assim como MBA em Gestão Comercial. É treinador e palestrante, perito em comunicação persuasiva, responsável por desenvolver métodos que levem os consumidores nos ambientes digitais a executarem as ações pretendidas pelas marcas.

Profundo estudioso e focado em PNL (Programação Neurolinguística), Gatilhos Mentais e Neuromarketing, Rodrigo é ainda analista comportamental com mais de 12 anos de experiência em Comportamento do Consumidor. Diretor e fundador da R1 Comunicação e Marketing e mais recentemente da R1 Consultoria e Treinamentos. Trabalhando para a criação e desenvolvimento de Times de alta performance.

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