Quero convidá-lo a refletir: como está o seu potencial comunicativo? Estamos em uma constante velocidade em busca de um lugar ao sol. Todos os dias, vivemos a expectativa de alcançar e realizar os nossos objetivos, mas não conseguimos nada sozinhos. Estamos sempre envolvidos com outras pessoas que veem o mundo de forma diferente, que têm hábitos diferentes e, é claro, isso, e muito mais, interfere na comunicação.
Refletindo sobre o significado da comunicação na arena global neste atual contexto – em que os tempos são outros, em que o mundo está em contínua e rápida transformação, mudando a passos largos -, comunicar é essencial, mas é preciso ir além, ou seja, é preciso comunicar eficazmente, uma arte que nem todos dominam.
Partindo deste princípio, a comunicação acompanha a humanidade desde os primórdios. Nada acontece sem a prévia comunicação, o que possibilita a reconstrução da história, a construção do presente e, principalmente, as projeções do futuro. Comunicar vem do latim “communicare”. A comunicação constrói e reconstrói, a partir do ato de fazer saber; tornar comum; participar; estabelecer ligação; unir; ligar.
É necessário compreender que comunicar é saber ouvir, falar e interpretar as imagens que podemos visualizar no nosso dia a dia. Isso nos proporciona criar significados. Afinal, você pode imaginar hoje, na era da velocidade da informação, a falta de comunicação e de significados?
Estamos o tempo todo nos comunicando: em casa, com nossos familiares, nos relacionamentos profissionais ou amorosos e nas complexas negociações das organizações empresariais. Nossas habilidades comunicativas são requisitadas e colocadas à prova a todo o momento. Pensar em comunicação na organização empresarial não é diferente. A comunicação eficaz na busca do significado é também um requisito essencial em todas as etapas da formação profissional.
Assim, o profissional agrega valor a si mesmo através da aquisição constante e renovada da informação. As organizações valorizam os colaboradores que utilizam suas habilidades de comunicar-se bem e trabalhar em equipe, pois o perfil deste profissional deve apresentar tais características e destacar o conhecimento, habilidades e atitudes.
Contudo, nos deparamos diariamente com situações em que a comunicação é utilizada de uma maneira errada ou incompleta, assim pode representar um entrave. A busca acirrada pelo desenvolvimento de produtos e marcas com qualidade e funcionalidade que atendam as expectativas que o consumidor exige profissionais capacitados com uma boa comunicação, sendo este profissional capaz de oferecer informações corretas, claras, precisas, que atendam as expectativas do mercado e, consequentemente, do consumidor.
Essa ferramenta tem um extraordinário poder de equilíbrio nas relações interpessoais e também no desenvolvimento organizacional. Comunicação enquanto processo, transfere, transmite, caracteriza simbolicamente ideias, ideologias entre interlocutores, e é capaz de gerar influências organizacionais no âmbito interno e externo.