Sete em cada dez domicílios no Brasil têm acesso à internet, isso equivale a mais de 116 milhões de pessoas no país conectadas à web regularmente, seja pelo celular, computador, tablet ou smarts TVs. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo traz o mais recente levantamento, divulgado há menos de um ano, sobre o acesso dos brasileiros à rede mundial de computadores.
Diante dessas estatísticas, estar fora da internet é literalmente estar fora do mercado, seja qual for o segmento. Visando atender os anseios de consumidores que já estão acostumados a resolver grande parte de suas necessidades a um simples toque no smartphone, as maiores empresas do Brasil têm investido cada vez mais no aprimoramento de suas plataformas digitais. Atenta a essa mudança de comportamento das pessoas, a MRV Engenharia, maior construtora da América Latina, tem percebido uma evolução significativa na procura de seus imóveis pela internet. A empresa atua em 22 estados brasileiros, entre eles Goiás, e no Distrito Federal.
Em 2018, 50% dos 41.789 apartamentos vendidos pela MRV no país foram comercializados pela internet.
No balanço das vendas online em Goiás, a MRV Engenharia encerrou 2018 com 1.200 apartamentos vendidos por intermédio do site, o principal canal de vendas digital da construtora. “Além de consultar preços, os clientes também usam os nossos canais digitais para fazer simulação do valor da entrada e do financiamento bancário, e sanar dúvidas sobre renda exigida e outros detalhes do programa Minha Casa Minha Vida, saber detalhes sobre nossos apartamentos, como localização, material usado. Nossos canais digitais também têm grande importância para a fase de pós-venda, esclarecendo muitas vezes quase que instantaneamente as dúvidas do cliente”, esclarece o gestor de vendas da MRV em Goiás, Fernando Salomão.
Segundo o gestor, em Goiás, o volume de contatos dos clientes com a empresa via internet cresceu 30% em 2018 em relação ao ano passado. Para atender a essa demanda crescente, Fernando Salomão explica que a companhia está investindo, inclusive, em inteligência artificial que interage com os consumidores por meio de chats. “E não só isso. Como o mundo hoje é digital, estamos investindo em lojas com decorado virtual, onde o cliente consegue se ver dentro do seu apartamento conforme seu estilo de vida”, acrescenta o gestor.
A MRV
Fundada em 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é a maior construtora residencial da América Latina. Com 39 anos, a companhia já lançou mais de 400 mil imóveis. Presente em mais de 150 municípios, de 22 estados, além do Distrito Federal, a construtora gera mais de 22 mil empregos diretos, entre equipes de obras, vendas e administrativo.