O modelo de negócio cooperativista deve reforçar o posicionamento de seus valores e princípios para estimular uma maior conexão com o consumidor. É a visão da jornalista Daniela Senador, professora e consultora em Marketing e Comunicação, que proferiu palestra nesta segunda-feira (23/11) no 6º COOMUNICA, Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Cooperativas do Estado de Goiás, promovido pelo Sistema OCB/GO.
Ao abordar o tema Cooperativismo e Inovação na Era do Marketing de Valores, Daniela Senador estabeleceu uma conexão entre os princípios e valores do cooperativismo, que são inerentes ao modelo de negócio, e algumas tendências de mercado de empresas de outros setores, desde multinacionais globais, até empresas de médio e pequeno porte. “Esses valores do cooperativismo podem ser apropriados de modo mais eficaz, como a campanha SomosCoop, neste momento em que o consumidor valoriza mais propósitos do que produtos”, diz.
Dentre os valores inerentes ao cooperativismo e que podem ser apropriados pelas marcas, Daniela Senador destacou dois que acredita ser os mais valorizados pelos consumidores. “
Um é o desenvolvimento econômico e social, principalmente por esse momento de pandemia que estamos vivendo, de abalo da economia. O outro é a autenticidade, a transparência, o engajamento com as pessoas, reafirmando-as como protagonistas. As pessoas devem estar em primeiro lugar”, frisou.
Daniela Senador citou vários casos bem sucedidos do uso do marketing de valor. Um deles é o da cooperativa Aurora Alimentos, que também tem o tenista Gustavo Kuerten em uma de suas campanhas. A consultora mostrou, com este exemplo, como a história de uma família ao longo do tempo, e de sua relação com os produtos que consome, pode estabelecer conexões com memórias e emoções dos consumidores.
Daniela citou também a experiência bem-sucedida da Cooperabs, uma pequena cooperativa de produtores de Bela Vista de Goiás, onde a mandioca é a matéria-prima para a produção de vários produtos, e o caso da BordAna, cooperativa de Goiânia que promove a autonomia de mulheres no trabalho e auxilia no desenvolvimento local, produzindo roupas, tecidos e acessórios com motivos do Bioma Cerrado.
A consultora ainda apresentou uma série de estratégias, caminhos e ferramentas que podem ser usadas por comunicadores para identificar e transmitir valores e propósitos que podem ajudar a criar confiança e estabelecer relações mais fortes com os consumidores.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, acredita que o mundo pós-pandemia trará como desafio a exigência de um maior nível de competitividade por parte das empresas.
“Produtos e serviços podem até se equivaler em qualidade e preço, mas o consumidor vai procurar quem oferece um propósito por trás desse produto. Temos muito a oferecer. Nosso desafio é passar isso para a população. Temos uma campanha do SESCOOP de reposicionamento da Marca SomosCoop com o esportista Gustavo Kuerten, o Guga, e vamos fortalecer essa campanha com a união detodas as cooperativas em torno da divulgação dos nossos valores, de nossos propósitos, justamente o tema deste ano do nosso 6º Coomunica”, afirmou.
Luís Alberto Pereira lembra que, por trás dos serviços e produtos das cooperativas, desde quando o cooperativismo foi criado em Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra, em 1844, há valores agregados importantes. “Temos o interesse pela comunidade, a formação, a informação, a educação, a gestão democrática e a participação igualitária. São questões que pretendemos provocar em nosso público interno, que trabalha a comunicação, e dar foco à nossa campanha SomosCoop, essa marca que nos une”, disse.
O 6º COOMUNICA foi transmitido pelo canal GoiásCoop Live, pelo You Tube, e realizado de forma semidigital. A palestra e a participação de alguns profissionais de comunicação foram presenciais, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, e também contou com a participação do público das cooperativas e demais interessados, de forma virtual.