Web Summit 2022 – Lisboa tem muito a nos ensinar

No momento, você está visualizando Web Summit 2022 – Lisboa tem muito a nos ensinar
Portugal vem dando o que falar e trazendo verdadeiros ensinamentos no quesito de aproveitamento das startups no país (Arquivo pessoal)

Por Danilo Brito

Portugal vem dando o que falar e trazendo verdadeiros ensinamentos no quesito de aproveitamento das startups no país. O Web Summit 2022 deixou claro, mais uma vez, que eles sabem o que estão fazendo – E o CEO da QTC.ONE, Danilo Brito, prestigiou pessoalmente a conferência emocionante e inspiradora.

O evento sofreu com problemas técnicos ainda no início, causando um atraso de duas horas na programação e trazendo o fundador Paddy Cosgrove ao palco com a mensagem de que toda a espera valeria a pena. Promessa cumprida.

Carlos Moeda, prefeito de Lisboa, deu o primeiro discurso apresentando a Unicorn Factory e o processo difícil até que a iniciativa se tornasse o que é hoje.

De acordo com Moeda, a ideia foi bastante desacreditada pelo empresariado e políticos locais. E conectando seu caso com a história de Bertrand Piccard, o primeiro a dar a volta ao mundo em um dirigível elétrico, colocou para nós seu primeiro insight

“Cerque-se de quem não sabe que é impossível (e portanto, faz acontecer).”

Hoje, a Unicorn Factory já se faz presente em Portugal há alguns anos. Visando estimular o ecossistema português de venture capital e colocar Lisboa no mapa como uma capital de empreendedorismo e tech. Seleciona anualmente 20 startups para serem mentoradas por executivos de Big Techs e incubadoras.

A seguir, o ministro da economia português, Antonio Costa, falou de diversos projetos que vão trazer a Lisboa o merecido destaque como capital tech. Desde pacotes de incentivo, a clusters de competitividade.

O sentimento que esse evento deixou foi de que os resultados chegam para quem vai atrás. E Lisboa está indo com força para o objetivo de ter cada vez mais startups centradas na capital. A cidade é exemplo no uso do ecossistema de startups para viabilizar, por exemplo, planos de saúde e transporte gratuito aos cidadãos com mais de 65 anos.

E o evento deu um show nos tópicos de sentimento e responsabilidade nas edições de 2022. A presença de honra da primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska, anunciada apenas horas antes do início da conferência, deixou diversas reflexões para o público em seu discurso. Sua fala foi aplaudida de pé por quem estava presente, e nos trouxe a seguinte responsabilidade como empresários, startups, entusiastas da tecnologia:

“A ideia aqui é que suas inovações mudam o mundo, mas eu acho que é mais do que isso. Vocês têm o poder de determinar como o mundo se move. A Rússia coloca a tecnologia a serviço do terror. […] Sua profissão e campo de expertise é um campo de batalha. E alguns especialistas escolheram ser agressivos. Ao mesmo tempo, há pessoas que podem ajudar. É o que você pode fazer. Você pode ajudar a lista a se expandir”.

O Web Summit 2022 certamente veio com muitas lições que nos podem servir de inspiração como ecossistema, mas muito que também pode ser colocado na nossa vida agora. A sua tecnologia ajuda pessoas? Você está indo atrás dos seus objetivos?

É hora de jogar a etiqueta de “impossível” fora e transformar seus sonhos em planos!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Danilo Brito

Estrategista sênior na QTC.ONE.
Conduzo empresas a entregar serviços mais relevantes para as pessoas, rentáveis ​​para o negócio e sustentáveis ​​para o planeta.

Deixe um comentário