Por Gislene Lemes
O Supply chain management é um termo em inglês e quer descreve a gestão da cadeia de suprimentos. Do instante em que a matéria prima é produzida, até sua transformação em produto para o consumidor existe um longo processo produtivo a ser percorrido. Dessa forma, o Supply chain management analisa e engloba todas as etapas pelas quais um produto passa, dentro e fora da empresa, até que esse produto chegue ao consumidor final. Tais atividades abarcam a contar da compra de insumos, produtos, embalagens, bem como o armazenamento, o beneficiamento, e o gerenciamento interno, até a venda e a distribuição ao consumidor.
Na atualidade, esse é um conceito de suma importância dentro das empresas e existem inúmeras vantagens ao se avaliar e utilizar a cadeia de suprimentos, a exemplo do aumento da coordenação entre todas as partes envolvidas no processo, como fornecedores, fabricantes, transportadoras, varejistas e mesmo consumidores. Ademais, com vistas a enfrentar o constante desafio de satisfação do cliente, os distribuidores precisam contar com inúmeros dados que estão concentrados nessas cadeias de suprimentos.
Atualmente, com o avanço de tecnologias como o alto volume de dados de Big Data, as empresas utilizam tais informações de forma a obter uma grande vantagem competitiva. Assim, uma Supply chain bem conectada e bem gerenciada facilita retiradas e otimiza o rastreio de produtos, além de auxiliar o consumidor e a informá-lo melhor. De maneira a antecipar incidentes, fomentar a qualidade dos bens e serviços, assim como dinamizar as operações relacionadas a eles.
Além disso, o comércio eletrônico ou e-commerce mudou bastante a demanda dos consumidores nos últimos tempos, oferecendo-lhes cada vez mais velocidade, opções de entrega, disponibilidade de produtos e de preços. Com isso, a gestão das cadeias de suprimento permite a essas empresas elevar seu padrão de qualidade nos quesitos supracitados, visto que os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes e esperam crescentemente um serviço impecável.
Afinal, o entendimento a respeito do Supply chain management, assim como seu gerenciamento e suas implicações são importantes para todo empreendedor que deseja otimizar seus produtos e serviços, seu atendimento ao cliente, bem como avaliar seu desempenho dentro dessas cadeias de suprimento. No sentido de buscar oportunidades de ganho tanto para sua empresa quanto para seu consumidor final.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gislene Lemes é sócia da Miron Negócios & Logística. Formada em Logística há mais de 10 anos, especialista em logística de transporte de carga e gestão comercial no ramo de transporte.