Você recebe tudo o que você vende?

No momento, você está visualizando Você recebe tudo o que você vende?
Reprodução

Consegui fazer a venda com o pagamento efetuado com cartão de crédito, mas na hora de fechar o caixa, percebi que não recebi o valor total. E agora? Esse pode ser um obstáculo enfrentado por muitos empresários que precisam administrar um grande volume de transações financeiras.

Principalmente para segmentos comerciais como o de postos de gasolina, bares e restaurantes, supermercados, comércio atacadista, farmácias, lojas varejistas – que têm itens de comércio específicos e, quando mais precisam, percebem que o resultado gerado no cartão de crédito diverge do recebido efetivamente pela empresa.

Entre os motivos que levam à essa situação, estão fraudes causadas por troca de maquineta, por comprovantes de pagamento falsos ou vendas desfeitas (chargeback); problemas técnicos relacionados ao tempo excessivo, valores errados em sistemas, cobranças indevidas, pagamentos não realizados e até mesmo antecipações desnecessárias de bancos. Mas o que pode ser feito para garantir esse controle?

O executivo Moacir Garcês, Gerente Executivo de Projetos da Smart Boss, empresa especializada em consultoria empresarial, explica que a facilidade vinda da tecnologia usada em cartões de crédito, aplicativos de serviços e entregas, e outras formas eletrônicas de pagamento gera uma massa de informações muito grande para ser trabalhada pelas empresas. Ele afirma que, mesmo que os gestores tenham em suas mãos 100% das informações contábeis das empresas, de forma transparente e acessível, ainda teriam de dedicar incontáveis horas de trabalho para apurar corretamente todos os valores. “Consultar canhoto por canhoto, fechamento por fechamento, e transferir informações para sites”, complementa.

Para suprir essa necessidade, Moacir aponta que existem no mercado mecanismos de conciliação de cartões de crédito automáticos, que permitem a realização de um trabalho voltado a organização financeira desses dados, visando, justamente, a exatidão das informações. De maneira sistemática, confrontam todo movimento gerado de venda e faturamento em determinado período, em relação ao que foi realizado na conta de cartão de crédito. “Ocasionam, principalmente, economia, controle e integração das informações, de forma automática, com tecnologia das principais bandeiras de cartão de crédito, inclusive de alimentação”, afirma.

É um dos trabalhos realizados pela WAX Capital – Serviços Financeiros, empresa goiana especializada em conciliação financeira. De acordo com a coordenadora comercial da WAX, Gabriella Garcia, como o valor das vendas não é transmitido na mesma hora para a conta das empresas, necessita-se de um controle detalhado sobre esses recebimentos, para não colocar em risco o sucesso das operações financeiras. Segundo Gabriella, por meio da conciliação de cartões de crédito, é possível acompanhar os recebimentos de cartões e aplicativos, com o controle, inclusive, de todas as taxas cobradas pelas administradoras de cartões.

“Esse serviço ajuda evitar prejuízos, pois identifica erros em tempo hábil, caso a operadora passe valores incorretos para a conta bancária. E proporcionará ao empresário uma visão global dos recebíveis do seu negócio. Temos um time especializado para potencializar a sua empresa”, explica.

Para quem utiliza a conciliação, Gabriella afirma que é possível economizar com a redução dos custos com taxas e maquinetas; com o pessoal e o tempo nas conferências. Também seria possível evitar atrasos de pagamentos ou cobranças indevidas, sem ter a necessidade de elaborar planilhas com informações.

Como funciona?

De forma automática os dados das operadoras são conciliados, com a mesma tecnologia dos bancos para trafegar os números com segurança. Os serviços oferecidos pela WAX fazem a integração com qualquer sistema de gestão ERP, TEF, entre outros, com diferentes operadoras e bandeiras (crédito, débito e benefício). A empresa goiana oferece uma assessoria financeira com acordo de cooperação técnica e tecnológica com parceiros de alto valor agregado em desenvolvimento de tecnologias para conciliação de negócios empresariais.

Deixe um comentário