Vender não é parte, mas é o todo do seu negócio

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Por Fábio Silva

Você já se perguntou: qual é o papel de vendas dentro do seu negócio? 

As vendas têm um papel vital em qualquer negócio, independentemente do setor ou tamanho da sua empresa. Vender gera receita e isso é o que permite a sobrevivência e os recursos necessários para escalar um negócio.

Se o seu negócio não está crescendo, provavelmente, é por alguma falha no processo de vendas. Talvez você não saiba ao certo o impacto das vendas no dia a dia do seu negócio, pensando nisso, mapeei 4 pontos, que são diretamente afetados pelas vendas. São eles:

Receita: o aumento das vendas pode resultar em um aumento direto na receita, o que é fundamental para o crescimento do negócio.

Visibilidade: Um negócio com uma forte equipe de vendas pode aumentar sua visibilidade no mercado e, consequentemente, aumenta a consciência da marca e fortalece o branding dela. Isso pode ajudar a construir um forte reconhecimento da marca e aumentar a fidelidade dos clientes.

Crescimento: O aumento das vendas pode ajudar a expandir o negócio, permitindo que ele invista em novas oportunidades, contrate mais funcionários e adquira recursos adicionais.

Inovação: Ao aumentar as vendas, um negócio pode investir em pesquisa e desenvolvimento, permitindo que ele crie novos produtos e serviços inovadores para atender às necessidades do mercado.

O impacto e importância das vendas já ficou claro. Mas como dar o devido valor a essa frente no dia a dia do seu negócio?

Em primeiro lugar, implemente na cultura da sua empresa que vender é motivo de orgulho e não de vergonha, cada colaborador é também um vendedor, um embaixador da empresa na qual ele trabalha. Incentive e propague a cultura de vendas no ambiente de trabalho da sua empresa. 

Como responsável por negociação e vendas na Balaio da Criação, eu busco aprender constantemente e aplicar diariamente essas ações de venda:

1 – Dedicar tempo aos clientes

Faça ligações, troque e-mails, WhatsApp, zoom, visitas, reuniões, eventos, networking, qualquer atividade que coloque você em contato olho-no-olho com os seus clientes vai ajudar você a visualizar oportunidades.

2 – Fazer follow-up!

Converse com os clientes, reveja as propostas que foram enviadas e não obteve retorno. Apareça para os clientes e entenda como gerar valor para eles e converter esse valor e receita para o seu negócio. 

3 – Propor algo inusitado

Proponha coisas novas para os seus clientes, crie soluções personalizadas e às vezes até ousadas para o nicho de atuação dele. Sair fora da caixa é um meio de gerar valor além do esperado. 

4 – Negócios com os parceiros 

Todo cliente antigo pode voltar a comprar de você ou indicá-lo. Reestabeleça esses contatos, apareça para todos os seus parceiros e clientes antigos. Peça recomendações e seja solicito quando precisarem de você. 

5 – Oferta especial 

Crie ofertas especiais, semanas temáticas, dias promocionais. Lembre-se que: ofertas não são apenas desconto de preço, mas combos especiais de serviços e produtos também valem. 

6 – Dia do Pós-Venda

Liste todos os seus clientes, fale com eles, recolha depoimentos, descubra o que seu cliente tem a dizer e extraia dessa conversa ideias de novas soluções para você vender ao mesmo cliente. 

As vendas são igualmente importantes em negócios locais e negócios digitais. A geração de receita, crescimento, marketing e análise de dados são apenas algumas das maneiras pelas quais as vendas podem ser mapeadas e aprimoradas. É importante, portanto, além do olhar atento ao todo do seu negócio e ter uma equipe de vendas competente, criar estratégias de vendas eficazes para garantir o sucesso a longo prazo do negócio. 

Uma última reflexão, na hora de vender, lembre-se: 

Não leve problemas, leve soluções ao seu cliente!

E aí, vamos vender?

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Fábio Silva

Sócio Fundador da Agência de Publicidade Balaio da Criação

Relações Públicas (Anhanguera Educacional – Brasília) MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Customer Success na agência com experiência em atendimento ao cliente e prospecção de novos negócios há mais de 10 anos.

Consultor no Sebrae nas áreas de Branding, Identidade Visual, Desenvolvimento de WebSite, Planejamento para Presença Digital e Gestão de anúncios.

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