Unidos Pela Vacina avança nas entregas de doações em Goiás

No momento, você está visualizando Unidos Pela Vacina avança nas entregas de doações em Goiás
O movimento segue com a adesão de empresas de todos os portes, entidades empresariais e pessoas físicas (Foto: Divulgação UPV)

Iniciado em Goiás em março deste ano, tendo como primeira fase uma pesquisa junto aos 246 municípios de Goiás, por meio das secretarias de Saúde dos municípios, o movimento Unidos Pela Vacina conta atualmente em Goiás com 23 empresas e entidades madrinhas, que assumiram a responsabilidade em doar os itens considerados estruturantes para acelerar e apoiar a vacinação contra a Covid-19.

Fazem parte das empresas e instituições doadoras: BRK Ambiental, Cifarma, BRFoods, BP Bunge, Aviva Algar FLC, Abrasce, Instituto Alok, Sicredi Brasil Central, Sicoob Unicentro, Grupo Otávio Lage, Anglo American, Sifaeg, Cia Hering, Colégio Notarial do Brasil- Seção Goiás, Grupo Saga, J. Assy, Grupo Jalles Machado, RG Log, Pif Paf, Grupo Tabocão, Sistema OCB/GO e  Fundepec.

Ao todo, as doações estão estimadas em torno de um milhão de reais e vão dotar as secretarias e regionais da Secretaria Estadual de Saúde em itens como câmaras frias, caixas coletoras, caixas térmicas, algodão, papel toalha, termômetros clínicos e para equipamentos de refrigeração e álcool em gel, dentre outros, totalizando mais de 33 mil itens.

Também no Estado há a colaboração permanente, enquanto durar a campanha de vacinação, da empresa transportadora RG Log, que colocou à disposição  do movimento dois veículos com motoristas, assumindo todas as despesas para realizar em duas rotas entregas das vacinas, transportando também imunizantes contra a gripe. Outra empresa, o Grupo Tabocão, se juntou à RG Log recentemente, contribuindo com a doação de combustíveis.

Doação de insumos médicos feita pelo Sistema OCB-GO para a prefeitura de Itauçu (Crédito: Divulgação UPV)

Capilaridade das doações

As doações beneficiarão os 246 municípios do Estado e ficarão disponíveis nas regionais da Secretaria de Saúde do Estado, como os freezers, que funcionam como entrepostos de distribuição a vários municípios. Em Goiás, são 18 regiões de saúde, agrupadas em cinco macrorregiões.

Transporte de insumos (Crédito: Divulgação UPV)

Todas as doações são realizadas diretamente pelas empresas madrinhas aos municípios, não havendo qualquer movimentação financeira por parte do Unidos Pela Vacina, que é responsável pelas pesquisas realizadas, contatos com a Secretaria Estadual de Saúde, entidades de saúde como Cosems e Conasems, além de fazer as conexões entre as empresas e entidades com os municípios, e cuidados necessários para o compliance da ação. A transparência e soluções efetivas são eixos do trabalho realizado, que nacionalmente mobiliza mais de 5 mil voluntários direta e indiretamente.

 As empresas e entidades doadoras têm histórico de trabalhos de desenvolvimento social, e todas têm contribuído de forma efetiva para que a vacinação esteja ao alcance de todos os brasileiros, com a meta de termos todos vacinados até setembro deste ano, ao menos com a primeira dose.

 Unidos Pela Vacina em Goiás

O movimento Unidos Pela Vacina é nacional, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, e está presente em todos os Estados da Federação, por meio de empresas madrinhas e voluntários. No Brasil, 2015 municípios já foram adotados e mais de 410 mil itens entregues.

 O Unidos Pela Vacina atua em apoio aos governos federal, estaduais e municipais, através do sistema SUS, como complemento para que as vacinas cheguem aos braços de todos os brasileiros.

 Os princípios do movimento são acelerar a vacinação, combater às fakes news que descredibilizam as vacinas e causam receios infundados na população; o esclarecimento contínuo da importância de se vacinar – para que tenhamos redução drástica nos óbitos e redução significativa da ocupação dos leitos de UTI’s.

Com a redução de contaminados espera-se também avanços no cenário econômico, já que a crise sanitária mundial tem reflexos na sustentabilidade das empresas e renda das pessoas – principalmente as de menor poder aquisitivo.

Em Goiás, o Movimento tem à frente o Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Goiânia, representado por uma de suas líderes locais, Helena Ribeiro e o Empresário Líder do Movimento no Estado, Fernando Maia, do Grupo Saga.

 Apoiam ainda o movimento localmente entidades como Acieg, Alego, AGM, Codese, Cufa, Faeg, FGM, Fecomércio, Fieg, Sifaeg,  Sistema OCB/GO, TCM, TJ, Cosems, Consamens, OAB, Arpen, Facieg, Goiânia Convention, AER 44 e Governo de Goiás, por meio da primeira-dama Gracinha Caiado.

O movimento segue com a adesão de empresas de todos os portes, e pessoas físicas que queiram participar como doadoras de itens como computadores, tablets, serviço de internet, jalecos, álcool em gel, termômetros e mão de obra, entre outros. Os doadores são responsáveis pela compra e entrega dos itens aos municípios e o Unidos Pela Vacina oferece a orientação e suporte necessários, além da conexão com as secretarias de Saúde dos municípios.

Serviço:

Para doações de empresas e pessoas físicas entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Deixe um comentário