Transporte de carga: logística é fundamental

No momento, você está visualizando Transporte de carga: logística é fundamental
(Foto: Freepik)

Por Ailton Flávio

O transporte refrigerado é uma tarefa bastante complexa. Para sua execução, é necessário que a logística de produção e transporte seja muito bem planejada. A questão logística tem que ter infraestrutura, treinamento de equipes e a fiscalização com os órgãos não governamentais, com as associações, por exemplo. A roteirização é ideal para agilizar as entregas, além da redução dos custos. Com a precisão das informações, o cliente pode se informar sobre possíveis imprevistos e se o transporte está fluindo dentro dos conformes.

Quando falamos sobre tecnologia em georreferenciamento, tecnologia em monitoramento de transportadoras, transportes e da logística entramos em muitos campos aos quais se falam em segurança, roubo de carga e, na parte da saúde, a questão da rastreabilidade, que é pra saber se o alimento saiu na temperatura correta, manteve esse congelado ou resfriado durante todo o transporte. Então a gente entra em muitos aspectos, âmbitos e espectros muito diversificados, muito diversos. A plataforma da HageLab permite gerenciar e monitorar todo o processo de transporte de cargas de mercadorias diversas. Com um sistema de monitoramento contínuo em IoT, visa registrar e levantar informações, garantindo toda segurança necessária para adequações às normas reguladoras.

O monitoramento em segurança de cargas de eletrônicos, por exemplo, não quer saber de temperatura, não quer saber de umidade, só quer saber se a carga vai chegar em ordem no destino final, se não vai ser roubado ou desviado. Agora quem faz o transporte de produtos perecíveis, como de alimentos, precisa saber que além de não ser roubado (no caso de carnes resfriadas, por exemplo) ele vai ter que ter essa rastreabilidade. Mais ainda com os congelados, como os sorvetes, carnes congeladas, pães congelados que são exportados constantemente, diariamente aos milhares. Tudo isso tem que ter um monitoramento para poder garantir a qualidade do produto, porque se há um descongelamento durante o transporte, aquilo se estraga. Com um sistema de monitoramento da temperatura, em tempo real, a HageLab permite o acesso total da carga, desde o controle efetivo até a rastreabilidade em toda a cadeia logística.

Existem muitos alimentos que saem da fábrica congelados, passam pelas transportadoras credenciadas, aí vem as menores transportadoras que fazem o transbordo, que fazem as distribuições dentro das cidades das quais elas atendem. E nesse processo intermediário, existe um descongelamento, a perda do resfriamento e, consequentemente, é onde aquele produto se perde. Depois volta a ser congelado novamente, fica com uma aparência de que está tudo bem, de que está dentro dos conformes, mas quando chega nas mãos do usuário final aquilo não está bom. Então o monitoramento em tempo real, a tecnologia serve para isso. Para garantir que todo o ecossistema da cadeia produtiva até o consumo seja garantida a qualidade do produto final.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ailton Flávio Moreira Júnior é co-fundador da HageLab

Deixe um comentário