Flexibilidade e colaboração são os dois principais pilares que norteiam as novas tendências dos ambientes de trabalho. O coworking é uma modalidade de trabalho onde um mesmo espaço pode ser compartilhado por profissionais ou empresas diferentes para desenvolverem seus projetos. Agora, num mesmo ambiente corporativo, profissionais de diferentes departamentos da mesma empresa realizam suas atividades como se estivessem trabalhando em um escritório convencional.
A ideia principal é integrar equipes, atender necessidade de mobilidade dos funcionários e proporcionar redução de custos. Em Goiânia, vários segmentos empresariais já adotaram este modelo de trabalho. A Brasil Brokers Tropical Imóveis, por exemplo, pioneira no segmento imobiliário na região Centro-Oeste, coleciona mais de 4 décadas de história e, mais uma vez, saiu na frente. “Mudança de dentro para fora”, define o gerente de Operações da empresa em Goiânia, administrador Eduardo Shuldiener, sobre a adoção deste modelo após a mudança de sede para um novo espaço no início deste ano, passando de 3.000m², com mobiliário antigo e infraestrutura ultrapassada, para um local mais compacto, com 550m², aspecto moderno, tecnológico, acolhedor e jovem.
Na sede atual, são 60 funcionários e 60 corretores associados compartilhando do mesmo espaço corporativo. “Novo ano. Novo espaço. Nova fase e um novo jeito de trabalhar”, resume Eduardo. A empresa buscou inspirações em startups e empresas corporativas para solucionar a falta de conexão entre as áreas e conquistar uma melhor experiência do cliente. “Criamos um ambiente onde nossos colaboradores se sintam mais ‘em casa’ e queiram estar neste ‘lar’”, diz. No início, os colaboradores não se sentiram à vontade com o novo layout. “Toda mudança de hábitos gera desconforto. Depois foi vista com bons olhos, pois perceberam melhorias no dia a dia e, principalmente, nas relações com os clientes”.
Entre os problemas latentes na antiga estrutura, com departamentos, estavam falhas de comunicação interna e com clientes; falhas de produtividade; retrabalhos entre os departamentos; estrutura muito verticalizada; falta de espaço para as pessoas poderem se pronunciar e falta de engajamento. Agora, os resultados já são palpáveis e, pontua o administrador, os melhores possíveis: melhor convívio dos colaboradores e força de vendas e maior sinergia de todos, além de mais modernidade, tecnologia e conforto para todos os stakeholders. “E trouxe maior proximidade, conectividade e interação com os nossos clientes. Estamos estruturando uma empresa mais preparada para os novos desafios do setor e acreditamos principalmente nas pessoas que temos em nosso grupo, pois elas fazem toda a diferença.”
Outra empresa que também já colhe resultados após adotar o modelo é a EBM Desenvolvimento Imobiliário. Implantado há mais de 10 anos, o novo layout integrou os cerca de 70 colaboradores em um mesmo ambiente. Coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Aline Melo Bailão destaca melhora significante na produtividade e integração entre as áreas após a implantação deste modelo compartilhado. “Não temos mais aquela rigidez de salas com portas fechadas, facilidade na comunicação, gestores atuam no mesmo ambiente das equipes. Temos, agora, mais igualdade”, resume.
A Kasane 360°, agência de comunicação integrada, também integra a lista de adeptas ao ambiente profissional compartilhado. Sob o comando de Ana Paula Ramos e Renata Vieira, a empresa transferiu a sede para o edifício Walk Bueno, no Setor Bueno, em 2017, adotando instalações mais amplas e modernas. A disposição do mobiliário integrou o trabalho dos colaboradores e facilitou ainda mais a comunicação entre a equipe, ampliando em maior produtividade e agilidade nas soluções. O meio também está mais clean e despojado.