Técnicas para entrevistas, negligenciadas pela maioria dos candidatos, que você pode usar a seu favor

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Por Maxmiliano Reis

Durante nossa vida profissional, especialmente no início, temos grande foco nas habilidades técnicas e acabamos por negligenciar as habilidades de venda pessoal. Em nossa cultura, existe um certo desprezo pela área de vendas e, por isso muitos de nós, acabamos por usar da timidez e da falta de habilidade na comunicação na hora de uma entrevista de emprego ou dinâmica. Ocorre que este é um momento chave para nossa evolução e, se não dominamos algumas habilidades de venda e comunicação, existe o alto risco de desclassificação. Curiosa(o) para saber mais? Me acompanhe no artigo abaixo:

A partir da minha experiência como entrevistador e entrevistado, tenho observado algumas técnicas que ajudam na hora de se destacar em um processo seletivo, mas que infelizmente são negligenciadas pela maioria dos candidatos(as) e, você pode se beneficiar, caso as aplique, vejamos:

1 – Domine sua narrativa

Tenho certeza de que todos nós temos belas histórias para contar sobre nossa vida e trajetória. Histórias estas que causariam boa impressão em nossos interlocutores e, nos colocariam em destaque nos processos seletivos.

Ocorre que alguns profissionais, quando partem para entrevistas acabam por deixar de lado a elaboração da sua narrativa e, quando você não domina sua narrativa, você tem menos chances de se mostrar e conectar-se com o outro.

Existe uma forma adequada de contar sua história. Antes de partir para uma entrevista, pense em sua trajetória e, em quais pontos ela pode colaborar com a vaga em questão. Tente associar os pontos altos da sua trajetória com as características da vaga.

Geralmente as histórias mais cativantes são recheadas de proposito e determinação, então identifique na sua vida estes pontos altos da narrativa e coloque no seu rascunho. É ideal escrever os pontos chaves da sua história no papel e treinar a fala antes da entrevista.

O entrevistador geralmente quer identificar os pontos de encontro da história e os desafios da vaga E, se você aparece com uma história que vá de encontro a essa expectativa, dê um passo adiante.

2 – Tenha uma mensagem

Saber contar sua história de uma maneira interessante é um grande passo, porém saber “qual é a sua mensagem” é tão importante quanto. Pense em seus principais valores e, encontre uma forma de associá-los na sua narrativa.

Vamos imaginar que você é uma pessoa que valoriza o trabalho em equipe e, você desenvolveu forte habilidade na cooperação. Você identifica que um dos valores daquela empresa é “valorizamos o trabalho em equipe e, a cooperação entre todos”. Na hora da entrevista é importante, você colocar este seu valor(mensagem) de uma forma interessante e que vá ao encontro deste valor da empresa. Entendeu?

Quando você consegue transmitir sua mensagem, o entrevistador passa a ter uma visão clara da sua história e de “quem você é”?  podendo assim, identificar os pontos de encontro entre você, a empresa e as atribuições da vaga.

3 – Use da objetividade

Já se deparou com pessoas que conversam o tempo inteiro, mas não têm nada a dizer? Seja a pessoa que tem muito a dizer e, diga isso de uma maneira objetiva. Quando for questionado pelo entrevistador, procure responder sua pergunta da forma mais objetiva possível.

Existe uma técnica de resumo que é identificar os conceitos chaves de um texto e, então construir um pequeno texto sobre ele, contendo sua opinião/visão sobre o tema. Utilize dessa técnica mentalmente, quando for questionado pelo entrevistador.  

Geralmente o entrevistador, seja do RH ou o próprio gestor, estão conduzindo a sua entrevista dentre várias outras atividades e, portanto, o tempo precisa ser otimizado, demonstre que você entende de gestão do tempo e, seja objetivo em suas respostas.

4 – Adapte sua linguagem

No mundo das finanças, a linguagem formal, geralmente é a mais apropriada. Entretanto, pesquise previamente qual o estilo de comunicação da empresa e, adeque seu vocabulário. O ideal aqui é encontrar uma empresa que vá de encontro ao seu próprio estilo de comunicação, seja ele amigável, formal, informal, simpático etc.

De uma maneira geral, para os profissionais de finanças acredito que uma abordagem de ouro é utilizar de uma comunicação formal e, aos poucos adequar ao nível de simpática e informalidade.  Geralmente, o entrevistador(a) está interessado em compreender seu domínio da linguagem, por isso é tão importante demonstrar que você é flexível para se comunicar maneira formal e informal. 

No meu caso, sempre que entrevisto alguém para uma vaga em finanças avalio seu poder de comunicação e uso da linguagem da formal, buscando entender se aquela pessoa conseguirá permear pelos diversos departamentos e atividades, comunicando da maneira mais adequada possível.

5 – Cuide da imagem que sua roupa está transmitindo

Sei que estamos no ano 2022 e, que as roupas que as pessoas usam não deveriam importar tanto assim, mas advinha só: elas importam! Na verdade, é a imagem que seu look transmite que importa, não precisamente a roupa ou a marca.

Vamos imaginar que você está se candidatando para uma vaga de analista sênior em uma grande empresa regional, você sabe que tal empresa guarda um estilo mais formal na vestimenta de sus empregados. Entretanto, na hora da entrevista você aparece com uma camiseta e calça jeans. Não combina muito, não é?

Pode parecer pequeno, mas este detalhe importa na hora da escolha do profissional que mais se aproximada dos requerimentos para vaga e, com a cultura da empresa. A dica é: demonstre que você entende a imagem visual e cultura da empresa, através da sua adaptação visual.

6 – Comunique os valores que a sua contratação vai agregar a empresa

Facilite o trabalho do entrevistador, aproveite as brechas nas perguntas para comunicar os valores que você pode agregar a empresa e, em especial ao gestor entrevistador. Uma habilidade muito valorizada no mundo corporativo é capacidade em ofertar soluções para os problemas existentes nas empresas.

Compartilhe com o recrutador, suas experiências em melhoria de processos e mudanças que geravam economia nas empresas que você trabalhou. Diga como você contribuiu para a geração do valor.  Tenha em mente que valor, não está necessariamente associado a dinheiro. Valor pode ser uma facilidade nova sugerida por você em algum momento, pode ser também diminuição de burocracia, gerando agilidade de algum processo.

Por exemplo, se você é uma assistente fiscal e, busca uma vaga para analista fiscal, é importante compartilhar quais oportunidades você ajudou a viabilizar para melhorar a estrutura fiscal nas empresas que você contribuiu, existe possibilidades de melhoria fiscal apenas por ajustes nos códigos, tipos de transação etc. Você pode se aprofundar em estudos e, discussões com colegas da área para adicionar essa vantagem na sua entrevista.

Se você tem conhecimento de alguma oportunidade de melhoria para o setor da empresa que você está sendo entrevistado, essa é a hora de compartilhar e mostrar que você é um profissional bem-informado e, que vai gerar alto valor para a empresa, fazendo que sua remuneração seja um pequeno investimento, dado o potencial de retorno que você pode gerar.

7 – Faça perguntas

É recorrente, nas entrevistas os candidatos apenas responderem as perguntas feitas pelo recrutador(a). Você precisa ter em mente que a entrevista é a hora de você brilhar e, se mostrar da melhor maneira possível.  Inserir perguntas de cunho pessoal que visem coletar informações relativas a pontos importantes para você, são úteis ao processo seletivo, pois você comunica aos entrevistadores seus valores e condições.

Questione os pontos que você não entendeu bem, inclusive aqueles que podem parecer mais simples, por exemplo: estamos em um mundo em mudanças, saindo de uma pandemia que levou as empresas alocarem suas pessoas em home-office, entretanto, a forma que a empresa planeja agir no futuro, não é clara. E você, deseja uma vaga em regime híbrido de trabalho: pergunte, qual é esquema de trabalho esperado para o futuro da empresa e, assim você pode dizer o que está buscando e, se há espaço para negociação.

Fazer perguntas sobre pontos chaves, é uma forma de demonstrar que você está interessado na empresa e, que considera a mudança, mas gostaria de entender se os valores que a empresa pratica são similares aos seus.

Considerações finais

Participar da entrevista é um momento chave na carreira de um profissional, nada mais adequado do que aplicar técnicas para se destacar a aumentar as chances de conseguir a vaga. Faça uso destas técnicas e, veja o resultado que elas podem te ajudar a conseguir.

Junte-se a discussão e compartilhe suas próprias técnicas que te ajudaram a se destacar, tenho certeza que irá agregar muito.

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Maxmiliano Reis

Administrador, Contador e Professor. Atua com Controller Financeiro na Lallemand Brasil (Agronegócio), contribuindo como Coordenador de FP&A, M&A e Controladoria para o Agrogalaxy (B3 listed) e Gerente de Auditoria pela Ernst & Young na França, São Paulo e Goiânia. Estudioso de gestão, carreira, sociedade, finanças e educação.

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