Para atender às necessidades do varejo no período de Natal, muitas empresas contratam um número elevado de temporários. Só nas lojas do supermercado Bretas de Goiás e Minas Gerais foram 468 profissionais em diversos cargos, principalmente operador de caixa e repositor. A boa notícia é que mais da metade deles começou o ano com a carteira assinada, um alívio quem estava à procura de uma recolocação no mercado formal de trabalho.
Até janeiro deste ano foram efetivados 259 colaboradores que atuavam como temporários. Uma delas é Júlia Raquel, que aos 18 anos, encontrou no supermercado uma oportunidade. Hoje ela trabalha em uma unidade instalada em shopping e considera que as oportunidades temporárias foram fundamentais para seu sucesso. “Procurei emprego durante todo o ano e só consegui uma vaga na proximidade do Natal. Esta é uma ótima chance para quem está começando, porque a empresa contrata por um tempo e avalia o potencial de cada um, efetivando os que se destacaram”, comenta.
O gerente de RH do Bretas, Wanderson Ferreira, comenta que as efetivações foram realizadas para cobrir vagas abertas e também por aumento do efetivo programado para este ano. “O trabalho temporário é uma oportunidade importante para quem busca um emprego, pois é quando o trabalhador pode mostrar sua capacidade e competência para permanecer na empresa.”
De acordo com o gestor, os principais requisitos observados para realização da efetivação são atitude, força de vontade, disponibilidade e facilidade de lidar com pessoas. “Não exigimos experiência, pois temos total disponibilidade em oferecer treinamento e capacitação”, destaca Wanderson.
Incentivos
O Bretas faz parte da quarta maior supermercadista do país, a Cencosud Brasil. Ao todo, o grupo possui mais de 26 mil colaboradores em 207 lojas localizadas em oito estados por meio das redes GBarbosa, Prezunic, Bretas, Perini, Mercantil Rodrigues e do negócio de serviços financeiros. Só no Bretas, são oito mil colaboradores nos estados de Goiás e Minas Gerais. O Grupo Cencosud é uma das maiores varejistas da América Latina, presente também na Argentina, Chile, Colômbia e Peru, além de manter um escritório comercial na China, e emprega diretamente cerca de 130 mil pessoas. Atualmente, cerca de 6.000 colaboradores estão há mais de 10 anos na empresa.
Uma das ações da companhia é oferecer capacitação a todos os colaboradores por meio da plataforma e-learning (EAD) Campus Cencosud, com diversos cursos relacionados à cultura da companhia, processos, código de ética, entre outros. Há também a Loja Formadora, por onde colaboradores recém-admitidos e promovidos conhecem as competências condutais e funcionais básicas para o desempenho das novas atividades.
Atualmente estão abertas diversas vagas em Goiás para cargos como repositor, fiscal de prevenção de perdas, auxiliar de operações e operador de caixa. Os interessados podem se candidatar pelo site ou entregando currículo pessoalmente em qualquer unidade Bretas.
*Foto: Divulgação.