SuperAgos 2024 prevê mais de R$ 200 milhões em negócios

No momento você está vendo SuperAgos 2024 prevê mais de R$ 200 milhões em negócios
SuperAgos 2023 (Crédito: Wesley Costa)

Goiânia sedia, em setembro, o maior evento anual direcionado aos supermercados, atacado e varejo alimentar. Organizada e realizada pela Associação Goiana de Supermercados (Agos), a SuperAgos é considerada a maior feira supermercadista do Centro-Oeste. Sua 21ª edição será realizada nos dias 24, 25 e 26 deste mês, no Centro de Convenções de Goiânia, com o tema “Multiplique negócios, parcerias e conhecimento na era da inteligência artificial”.

Com ações que buscam impulsionar as oportunidades de negócios que são realizados dentro da feira, a Agos objetiva criar um espaço de conexão entre empresários supermercadistas e diversos fornecedores de produtos e serviços do País, com expectativa de negócios que devem ultrapassar a casa de R$ 200 milhões, durante os 3 dias de evento. Para tal, a SuperAgos 2024 vai contar com novos espaços e expositores, focando no networking dos mais de 20 mil participantes previstos para a edição de 2024.

“Pela primeira vez, em 26 anos de existência, conseguimos comercializar 100% dos estandes e cotas de patrocínio com mais de 60 dias de antecedência. Esse resultado reflete não apenas a importância e a relevância da SuperAgos para o setor, mas também o comprometimento de todos os envolvidos na organização e a confiança que nossos expositores e patrocinadores depositam no evento. Estamos preparados para realizar, em setembro, uma edição ainda mais especial, que vai superar expectativas e promover discussões essenciais sobre o futuro do varejo”, afirma o presidente da Agos, Sirlei Couto.

Dados do setor

De acordo com o Ranking Abras 2024, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor supermercadista no Brasil registrou faturamento de R$ 1 trilhão em 2023. Por meio da operação de todos os formatos e canais de distribuição (supermercado convencional, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança, loja de conveniência e contêiners em condomínios. O resultado representou 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

O setor supermercadista goiano se destacou no cenário nacional ao alcançar faturamento de R$ 21 bilhões em 2023, empregando cerca de 96 mil pessoas. Esse crescimento, segundo o presidente da Agos, Sirlei Couto, se deve a diversos fatores. Entre eles, o aumento do poder de compra da população, a queda nos preços de alguns produtos e a melhoria da segurança pública no Estado.

Conforme apuração do Instituto Mauro Borges (IMB), a partir da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na variação interanual, na comparação entre junho de 2024 contra o mesmo mês do ano anterior. Os dados foram divulgados em agosto e o bom desempenho do setor, que superou a média nacional de 4%, foi influenciado pela alta na venda de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (21,8%), seguida pela venda de outros artigos de uso pessoal e doméstico e hipermercados e supermercados.

Ainda de acordo com os dados, o comércio goiano também obteve crescimento de 6% na variação acumulada no ano, e de 3,5% na variação acumulada em 12 meses, sendo este o maior aumento desde agosto de 2014.

Já no comércio de varejo ampliado, o crescimento em Goiás foi de 12% na variação acumulada no ano, seguido por 11,3% na variação interanual, na comparação entre junho deste ano contra o mesmo mês de 2023, e 6,2% no acumulado em 12 meses.

Para o governador do Estado, Ronaldo Caiado, o desempenho do setor reflete o bom momento da economia goiana como um todo. “Goiás cresce acima da média nacional porque aqui existe um ambiente propício para investir, produzir e consumir: tem segurança, tem crédito, tem estímulo ao desenvolvimento, tem programa de capacitação, tem incentivo à inovação”, enumera o líder do executivo goiano.

Empresas apostam na notoriedade do evento

Entre as novidades deste ano estão a parceria com novos expositores, que vão apresentar uma gama variada de produtos e serviços, desde tecnologias e soluções de gestão até produtos diferenciados e inovadores para o mercado. Na 21ª edição, os visitantes terão acesso a uma área de exposição que ultrapassa 4,9 mil metros quadrados, ou seja, aproximadamente 170 empresas diferentes, divididas em mais de 140 estandes. Desse total, mais de 30 fazem suas estreias e participam pela primeira vez da SuperAgos, provando o quão importante é o evento para o segmento e para a economia goiana. Empresas como Coca-Cola, São Salvador Alimentos, NL, Zuppani, Bonaboca, Fokus Distribuição e Cristal Alimentos aparecem no ranking com os maiores estandes da edição.

Supermercados em evidência

Uma das novidades que merece destaque nesta edição de 50 anos da Agos, é que a SuperAgos terá um Espaço do Associado, em que os supermercadistas associados poderão tirar dúvidas sobre legislação, gestão, acesso a crédito, marketing, tecnologia e diversos outros assuntos relacionados ao setor, além de poder receber atendimento gratuito de uma equipe de especialistas parceiros da Agos para receber serviços em orientação. “A SuperAgos 2024 também contará com um espaço institucional especial dedicado aos novos associados e empresas que tiverem interesse em se filiar, com informações sobre a associação e os serviços oferecidos por ela”, aponta o gerente executivo da Agos, Augusto Araújo.

E para incrementar as possibilidades de negócios durante a SuperAgos, a Agos realizou uma parceria com uma empresa especializada em serviços financeiros e econômicos, oferecendo captação de recursos, consultoria empresarial e acesso a créditos. A parceria deve oferecer, além de consultoria, uma série de serviços aos associados da Agos, possibilitando que o supermercadista e expositor realizem negócios com ferramentas como linhas de créditos com custos menores.

A SuperAgos tem como público-alvo supermercados, panificadoras, mercearias, lojas de conveniência, empórios, casas de carne, cozinhas industriais, indústrias, restaurantes, confeitarias, hotéis e outros segmentos do varejo alimentar de todo País e pretende alcançar supermercadistas dos 246 municípios goianos. As inscrições gratuitas para participação na feira seguem abertas por tempo limitado.

Além de um espaço de negócios, a feira também é um lugar de capacitação e inovação dentro do setor supermercadista, e por isso, nos três dias de evento, os participantes não terão apenas acesso a lançamento de produtos e exposições, mas também palestras e painéis para discutir os temas que impactam o setor, além de voltados para a capacitação e formação de profissionais do setor, que gera uma grande oferta de vagas de empregos.

As palestras e painéis oferecidos durante a SuperAgos desempenham um papel fundamental para o fortalecimento do setor supermercadista. “Em um mercado em constante evolução, é essencial proporcionar capacitação e aprimoramento profissional. Sabemos que o setor oferece uma ampla gama de oportunidades de emprego, mas ainda enfrentamos o desafio da falta de mão de obra qualificada em áreas específicas. Ao investir em qualificação, estamos não apenas preenchendo essa lacuna, mas também preparando nossos profissionais para os desafios do futuro, permitindo que o varejo se torne mais eficiente, inovador e competitivo. Através do conhecimento, criamos as bases para o crescimento sustentável e a excelência no atendimento ao consumidor”, destaca o gerente executivo da Agos, Augusto Araujo.

Trajetória tem mais de duas décadas

Em 2024, a Agos celebra 50 anos de trajetória marcada por conquistas e desafios. Dentro dessa história, a SuperAgos se consolidou como a maior feira supermercadista e varejista do Centro-Oeste. Tudo começou de maneira modesta em 1997, com apenas 12 estandes na sede campestre da associação. No ano seguinte, o evento foi transferido para o Clube Ferreira Pacheco, ainda pequeno, e, em seguida, para o Clube Jaó, ganhando a confiança de mais empresas.

Em 2001, a SuperAgos deu um salto de crescimento e precisou ser realocada para o Centro de Convenções de Goiânia, já contando com o apoio de indústrias não somente goianas, mas também nacionais. A partir daí, a feira começou a se destacar, a relevância ganhou novos horizontes, ultrapassou as fronteiras estaduais, se destacando como o maior evento do Centro-Oeste e repercutindo em todo o Brasil.

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Deixe um comentário