Sua casa vem da mineração

Marcondes B. Moraes

Graduado em Relações Públicas, MBA em Gestão Empresarial, MBA Gestão Comercial, MBA Finanças para Executivo e Presidente Executivo do Instituto Brasileiro do Crisotila.
Você está visualizando atualmente Sua casa vem da mineração
"Os recursos minerais compõem grande parte da riqueza que produzimos". Leia na coluna de Marcondes B. Moraes (Foto: Freepik/ wirestock)

A mineração está presente em nossas vidas desde a colonização. Na verdade, os recursos minerais compõem grande parte da riqueza que produzimos. Prova disso é que apenas a atividade é responsável por 5% do PIB brasileiro. E mais do que isso, este foi um dos principais setores que apresentaram crescimento forte mesmo com a pandemia de Covid-19.

Vivemos tão no automático que não percebemos o quanto esse setor extrativista está inserido no nosso dia a dia. Por exemplo, você sabia que grande parte do que constitui a nossa casa vem da mineração?

Veja só, todos os materiais que utilizamos em casa vem da mineração: tijolo, areia, cimento, o cobre da fiação e tubulação, telhados, metais das maçanetas, argilas das louças, alguns pigmentos para fabricação da tinta, vergalhões, ferros… até a água mineral, ela é um minério!

Claro que toda essa relevância é expressa nos números do setor. Uma dessas manifestações são os empregos diretos e indiretos gerados pela indústria da mineração. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), associação que reúne as grandes mineradoras brasileiras, somente no primeiro trimestre deste ano foram criados mais de 11 mil novos empregos diretos, 6% a mais do que no 1º trimestre de 2020.

O levantamento mostrou ainda que o setor cresceu 15% e recolheu quase 102% a mais em tributos totais em comparação ao mesmo período do ano passado.

E não pense que a participação da mineração se restringe aos nossos lares.

O minério de ferro é a principal matéria-prima do aço, encontrado, por exemplo, nos automóveis, eletrodomésticos, na estrutura de escolas, hospitais, estradas, viadutos, ferramentas, máquinas, além de possuir outras infinidades de aplicações.

O Brasil conquistou essa importância no setor devido às suas dimensões continentais, sua privilegiada posição geológica, que apresenta grande disponibilidade de recursos naturais, mas principalmente pela alta tecnologia e expertise em processos industriais. Felizmente, o setor da mineração tem conseguido aproveitar todo esse patrimônio em prol do desenvolvimento do nosso País, e amenizando as dificuldades da maior crise vista nos últimos cem anos.

Deixe um comentário