A indústria goiana São Salvador Alimentos (SSA), dona das marcas SuperFrango e Boua, foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura (Mapa) por boas práticas de integridade e ações de responsabilidade social, sustentabilidade e ética. Trata-se do Selo Mais Integridade, que valoriza iniciativas que objetivam reduzir e eliminar fraudes, subornos e corrupção. A entrega da terceira edição anual da premiação, realizada de forma virtual, foi realizada na semana passada para 19 empresas que se destacaram no agronegócio brasileiro em 2020.
“Acreditamos cada vez mais que iniciativas como essa podem ser um escudo na alavancagem de lucros, sendo um diferencial importante no novo modelo do agronegócio limpo e sustentável que estamos apresentando ao mundo”, afirmou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Para receber o Selo Mais Integridade, a empresa precisa comprovar que adota um programa de compliance, código de ética e conduta, canais de denúncia efetivos, ações com foco na responsabilidade social e ambiental e promover treinamentos para a melhoria da cultura organizacional.
É preciso também estar em dia com as obrigações trabalhistas e não ter multas relacionadas ao tema nos últimos dois anos, não ter casos de adulteração ou falsificação de processos e produtos fiscalizados pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, ter ações de boas práticas agrícolas enquadradas nas metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e não ter cometido crimes ambientais nos últimos 24 meses. As empresas podem usar o selo oficial em seus produtos, sites, propagandas e publicações.
“Este reconhecimento do Ministério da Agricultura é muito importante para a São Salvador Alimentos, que tem um criterioso e rígido programa de compliance. A nossa responsabilidade com a ética e boas práticas de gestão começa dentro da empresa com os nossos milhares de colaboradores, parceiros e fornecedores, e se estende com todos os públicos e comunidades onde atuamos ou temos relação direta ou indireta. Temos grande preocupação e motivação com as responsabilidades social e ambiental da empresa”, afirma o CEO da SSA, Hugo Garrote.
A SSA foi criada em 1991 com o Abatedouro São Salvador, em Itaberaí (GO), que começou com 70 funcionários e capacidade de abate de 2,5 mil aves por dia. Ao longo dos anos a empresa investiu no aumento da sua capacidade produtiva, lançou novos produtos, garantiu maior valor agregado à sua produção e conquistou novos mercados no Brasil. Somente nos últimos dez anos estes investimentos superaram R$ 1 bilhão, marcados com a inauguração no ano passado da nova e moderna planta industrial em Nova Veneza (GO).
A SSA iniciou também há 15 anos um forte processo de vendas ao exterior. Atualmente, vende seus produtos para quase 70 países. A sua cadeia produtiva também se expandiu. Foram implantados mais de 800 aviários de frangos de corte e matrizes em 34 municípios goianos, além do fomento da produção de milho e soja para atender a fábrica de ração. No mercado brasileiro a SSA comercializa seus produtos para mais de 25 mil clientes em nove Estados e no Distrito Federal.