Solinftec lança o 1º robô brasileiro para monitoramento integral da lavoura

No momento, você está visualizando Solinftec lança o 1º robô brasileiro para monitoramento integral da lavoura
Os primeiros locais de venda do Solix serão Brasil, Estados Unidos e Canadá (Divulgação)

A Solinftec, AgTech global fundada em 2007 por engenheiros cubanos na cidade de Araçatuba (SP), leva para a Agrishow 2022 sua plataforma de inteligência artificial para o campo, a ALICE AI, e o primeiro robô voltado para produção de alimentos em larga escala no agronegócio, o Solix Ag Robotics. Durante a feira, de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP), além de mostrar a funcionalidade de seus produtos, a empresa fará o lançamento comercial do Solix, que inicialmente estará disponível para as lavouras de grãos e fibra.

O Solix trabalha em conjunto a plataforma ALICE AI, que conta com uma biblioteca agro atualizada por mais de 10 bilhões de informações do campo por dia. A partir desse conjunto de dados a inteligência artificial da Solinftec mostra ao produtor rural quando e como agir, do pré-plantio ao pós-colheita, auxiliando na tomada de decisões em logística, gestão, rastreabilidade, agronomia e robótica.

Atualmente, a companhia gere, em tempo real, mais de 11 milhões de hectares, o que representa algo acima de 3,7 trilhões de data points (unidades de informação) coletados todos os anos pela ALICE AI.

São 250 mil usuários interagindo o tempo todo com a plataforma, que se integra a todos os processos da lavoura. A ALICE AI sabe dizer, por exemplo, qual o melhor momento para realizar cada operação, direcionando insumos, equipamentos, maquinários e mão de obra com total autonomia. E todo esse sistema de inteligência artificial tem disponível antenas próprias para operar, o Solinfnet.

Solix Ag Robotics

O Solix Ag Robotics nasce com uma “extensão” da ALICE AI, sendo uma espécie de “olhos” da plataforma dentro das lavouras. Baseado em inteligência artificial e completamente autônomo, o robô, desenvolvido em pouco mais de três anos, promove o uso racional de agroquímicos, assegura a saúde do solo e viabiliza a agricultura de baixo carbono. Possui 2,5 metros por 2 metros e permite o monitoramento planta a planta, o que favorece a descoberta de pragas ainda em seu estágio inicial, e, consequentemente, o controle mais rápido e com menor utilização de defensivos.

Solix Ag Robotics (Divulgação)

A previsão da empresa é que, por meio do novo ecossistema, a redução do uso de insumos químicos nas lavouras possa chegar a 30%, no caso de defensivos e fertilizantes, e a até 70%, quanto aos inseticidas, caso a praga seja identificada no estágio inicial. Além disso, o Solix contribui para uma aplicação mais precisa, sem eliminar inimigos naturais de algumas pragas necessárias para o equilíbrio natural, e ainda evita a compactação do solo.

Movido por meio de energia solar, um robô é recomendado para cada 200 hectares e tem capacidade de monitorar 14 milhões de plantas por semana. A expectativa da Solinftec é lançar robôs de acordo com as especificidades de cada cultura e/ou ainda aos diferentes relevos.

O lançamento comercial do produto primeiro para lavouras de grãos, segundo a empresa, se deve a demanda mundial por alimentos. Fábricas são licenciadas para produzir a tecnologia, e o centro de inteligência artificial da plataforma robótica fica na sede da Solinftec, em Araçatuba.

Os primeiros locais de venda do Solix serão Brasil, Estados Unidos e Canadá. A expectativa é que entre 1 milhão até 1,5 milhão de hectares de grãos poderão ser monitorados com robô da Solinftec em um ano. Até o final de 2022, a previsão é que ocorra a pré-venda da plataforma robótica para cana-de-açúcar, cultura que a empresa já atende com a ALICE AI.

Toda a funcionalidade do robô e da ALICE AI serão apresentadas pelo time da Solinftec no estande da empresa na Agrishow (D2C, em frente a portaria norte). A nova tecnologia também será demonstrada no estande da TIM.

Sobre a Solinftec

Empresa brasileira, líder global em Inteligência Artificial e SaaS (software como serviço) para o agronegócio, fundada na cidade de Araçatuba (SP) em 2007 por engenheiros de automação cubanos, a Solinftec conta com mais de 700 colaboradores globalmente, 330 somente na área de P&D, além de unidades nos Estados Unidos, Colômbia, Canadá e China.

Serviço: Solinftec apresenta plataforma ALICE AI e lança o robô Solix na Agrishow

Quando: De 25 a 29 de abril de 2022

Onde: Estande D2C, em frente a portaria norte da feira, em Ribeirão Preto (SP)

Deixe um comentário