Sistema OCB/GO capacita cooperativas de catadores de material reciclável

Você está visualizando atualmente Sistema OCB/GO capacita cooperativas de catadores de material reciclável
Turma de cooperados que participou do curso de profissionalização (Divulgação)

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, fez nesta quinta-feira (2/12) a entrega dos certificados aos 23 cooperados que participaram do 1º Curso Recicla e Coopera, realizado entre 24 de setembro e 10 de outubro. São trabalhadores da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Dom Fernando (Cooprec). É o primeiro de uma série de outros cursos e visitas técnicas direcionados aos cooperados e dirigentes desse segmento, visando à profissionalização da gestão das cooperativas para que possam agregar maior valor aos produtos reciclados e, ao mesmo tempo, melhorar as condições ambientais e de renda das comunidades onde atuam.

O objetivo é levar esse projeto a todas as 14 cooperativas em Goiânia e às demais no interior do Estado.

“É um trabalho que está sendo iniciado. Já realizamos esse curso em duas cooperativas, mas vamos levá-lo a outras cooperativas em conjunto com outros parceiros, como as universidades UFG e PUC Goiás, o Ministério Público, o Senai e a Amma, que também têm, cada um dentro de sua perspectiva, ações voltadas para a atividade de reciclagem de resíduos sólidos”, afirma o presidente do Sistema OCB/GO.

O professor da PUC/GO, Henrique Labaig, foi o responsável por ministrar o curso. Colaborador da cooperativa desde a sua criação, na década de 1990, ele conta que a Cooprec teve início a partir de um trabalho realizado pela Universidade Católica em 1996, com objetivo de promover educação ambiental e gerar trabalho e renda na região do Jardim Dom Fernando, região Leste de Goiânia. Em 1998, a Cooprec foi fundada a partir da mobilização de moradores da região liderada pela atual diretora administrativa e financeira, Nair Rodrigues Vieira, entre outros fundadores, numa iniciativa que também contou com a participação de Washington Novaes, um dos mais importantes ambientalistas do Brasil.

Nair Rodrigues Vieira lembra que a Cooprec, desde o seu início, há 24 anos, é filiada à OCB/GO. “Fomos a primeira cooperativa de reciclagem de Goiânia e, nesse modelo, também a primeira do Brasil, ou seja, uma cooperativa que começou com um projeto de educação ambiental e que já transformava os resíduos obtidos pela coleta seletiva em produtos industrializados (telhas, pellets de plástico e mangueiras), numa parceria com a Universidade Católica, OCB/GO e a Prefeitura de Goiânia.”

A diretora administrativa e financeira da Cooprec avaliou que o curso promovido pelo Sistema OCB/GO é de grande utilidade, pois ao mesmo tempo que capacita os gestores, ajuda a ampliar os horizontes dos cooperados, levando a eles informações sobre cooperativismo e empreendedorismo. “Acho que todas as cooperativas poderiam abraçar esse projeto para poder formar líderes. Agradeço muito ao SESCOOP/GO, à OCB/GO e ao professor Henrique Labaig, que nos deram essa oportunidade de receber o curso”, disse.

Amilton dos Santos, diretor comercial da Cooprec, avalia que o curso foi importante para os cooperados e espera que outras cooperativas tenham a mesma oportunidade.

“Eu, pessoalmente, consegui tirar muitas dúvidas sobre o cooperativismo, aprendi muito e espero aprender mais ainda. E se forem oferecidos novos cursos, vou participar novamente”, afirmou.

O curso abordou um vasto conteúdo da temática Cooperativismo Básico, com destaque para a legislação geral do cooperativismo (lei 5.764/71); a legislação específica para as cooperativas do ramo trabalho (Lei 12.690/12); processo de constituição de cooperativas e aspectos da legislação ambiental sobre a coleta seletiva; responsabilidade compartilhada e logística reversa.

Conteúdos da temática Cooperativismo Básico abordados:

– Legislação geral do cooperativismo (lei 5.764/71);

– Legislação específica para as cooperativas do ramo trabalho (12.690/12);

– Conceitos sobre cooperativismo e cooperativas;

– Processo de constituição de cooperativas;

– Formas de admissão e saída dos cooperados;

– Composição do quadro social da cooperativa;

– Quantidade mínima de cooperados;

– Passo a passo para realização de assembleias gerais;

– Composição e atribuições dos conselhos de administração e conselho fiscal;

– Noções de gestão na cooperativa;

– Atribuições do Sistema OCB-GO.

Legislação ambiental

– Aspectos da Lei 12.305/10;

– Regulação da política nacional de resíduos sólidos (PNRS);

– Coleta Seletiva;

– Responsabilidade Compartilhada;

– Logística reversa.

Deixe um comentário