Goiânia sedia a partir desta quinta-feira (27/04), a 4ª edição do Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada (4º SNGPP). O evento vai até a sexta-feira (28) e deve reunir profissionais e acadêmicos da área da saúde, do direito, da economia, da tecnologia da informação, das engenharias, administração de empresas, assistentes sociais, entre outros, para discutir ideias que permeiam o atual cenário brasileiro na área da saúde e os desafios que este mercado evolutivo tem enfrentado e ainda enfrentará. São esperados 600 participantes no teatro Sesi.
Na palestra de abertura, às 18h30min, desta quinta-feira, o médico sanitarista Dr. Gonçalo Vecina Neto, ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e atual professor da faculdade de Saúde Pública da USP, falará sobre o “Mercado da Saúde: tendência, desafios e perspectivas”. A moderação ficará a cargo da Drª Anamaria de Souza Arruda, secretária adjunta da Secretaria Estadual da Saúde de Goiás (Ses-GO).
Para o professor Gonçalo é importante “fazer uma análise da assistência hospitalar brasileira com foco na demografia, perfil epidemiológico, recursos humanos, tecnologia, medicalização, custos, revisão do papel do cidadão, legislação, equidade, hospitalocentrismo, regionalização, fracionamento do cuidado, oferta de leitos, modelos de avaliação externa, terceirização, relacionamento público-privado e a desospitalização”, ressalta.
De acordo com o executivo Renato Gomes, organizador do evento, a cerimônia de abertura terá início às 18h30min, com a presença do Secretário Estadual da Saúde de Goiás, Sérgio Vêncio; do Secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães; da Secretária de Saúde de Senador Canedo, Verônica Savatin; do Presidente da Unimed Goiânia, Sérgio Baiocchi; do Presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás – Ahpaceg, Haikal Helou; do Presidente da Associação Médica de Goiás, Washington Luiz Ferreira Rios; do Presidente da Associação de Recursos Humanos de Goiás, Milton Marinho; do Diretor da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, Álvaro Soares de Melo; do Secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller; e do Presidente do Conselho do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde – CBEXs, Francisco Balestrin.
Grupos de trabalho – O cenário da saúde aponta que o Brasil possui mais de 38.798 mil estabelecimentos de saúde cadastrados. Destes, mais de 6,4 mil são hospitais, com mais de 500 mil leitos, de acordo com dados de 2021, do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O setor da saúde também é um grande empregador. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), hospitais, clínicas, laboratórios e outros serviços empregam cerca de 2,6 milhões de trabalhadores diretos. Calcula-se que o setor gere outros 2,5 milhões de postos de trabalho indiretos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as despesas de consumo do governo com saúde totalizaram R$ 283,6 bilhões, em 2019 – o que representa 3,8% do PIB. Os custos em saúde crescem dramaticamente, à medida que a população envelhece e isso vem acontecendo aceleradamente no Brasil. Um levantamento do IBGE aponta que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população residente no Brasil em 2021. Em números absolutos, são 31,23 milhões de pessoas.
Diante das mudanças e desafios no cenário da saúde, na programação do 4º SNGPP estão previstos vários debates em mesas redondas, minicursos, painéis, workshops e palestras dedicados à Gestão Estratégica Público-Privada, Tecnologia e Inovação na Saúde, Qualidade e Segurança do Paciente, Custos com a saúde, Hospital do Futuro, Compliance, Riscos e Lei Anticorrupção, Liderança, Direito Médico e Judicialização, Remuneração e Transformação Digital, Benefícios da Acreditação, Governança Corporativa e o Planejamento e Gestão de Carreira dos 50+, entre outros temas.