O Sicoob UniCentro Br caminha para terminar o ano com mais de 100 agências. A informação foi repassada pelo diretor-presidente da cooperativa, Raimundo Nonato. “O Sistema Sicoob tem aumentado o número de agências no Brasil, e vamos terminar esse 2022 com mais de 100”, ressaltou.
A cooperativa está com aproximadamente 70 agências nos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e no Distrito Federal. Em entrevista à Jovem Pan Goiânia, nesta quinta-feira (1º), Raimundo Nonato destacou o bom momento do Sicoob UniCentro Br e também de todo o segmento cooperativista. “Estamos em expansão e crescemos muito nos últimos 2, 3 anos, mesmo com a pandemia da covid-19”, disse o diretor-presidente.
“No cooperativismo, o cooperado é o dono, e o dinheiro é todo dele. O cooperado toma recursos para investimentos e no geral a taxa é menor do que a praticada pelos bancos tradicionais. E o resultado é a sobra, que volta ao cooperado, tornando tudo isso uma cadeia interessante de envolvimento, participação e ganho”, explicou o diretor-presidente.
Nonato ainda lembrou um dos diferenciais do cooperativismo, que são as várias ações sociais praticadas, norteadas pelos 7 princípios cooperativistas, um deles o interesse pela comunidade. “Realizamos uma série de ações na área ambiental, o que torna o cooperativismo muito bem aceito na sociedade. Fizemos projeto no Rio Araguaia, ajudamos o Hospital das Clínicas com a aquisição de respirados durante o período crítico da pandemia, e atuamos também nas pequenas comunidades, com trabalho de educação financeira. O cooperativismo faz muita coisa bacana”, contou.
Números positivos
Presidente da OCB-GO, Luís Alberto Pereira, também participou da entrevista e fez questão de ressaltar os bons números do cooperativismo em Goiás. “O segmento é responsável por quase 10% do PIB no Estado, com um crescimento de 300% na última década”, afirmou.
Segundo Luís Alberto, o faturamento hoje chega a 21 bilhões de reais, número que deve dobrar nos próximos 5 anos.
“O cooperativismo está na indústria, nos serviços e na agricultura, e o Sicoob tem dado credibilidade para as pessoas se juntarem no cooperativismo”, destacou o presidente. De acordo com ele, a população já começou a entender o modelo.
“É uma empresa que gera resultado, mas esse resultado fica retido na comunidade local, e até a nova geração já comprou essa ideia e esse é o grande diferencial”, finalizou Luís Alberto.