O Sistema OCB/GO abriu, nesta segunda-feira (27/06), no auditório do Edifício Goiás Cooperativo, a Semana do Cooperativismo 2022, cuja programação comemora o Dia Internacional do Cooperativismo e culmina com a celebração do Dia C Goiás (Dia de Cooperar), no Jardim Botânico de Goiânia, no próximo sábado, 2 de julho. Durante o evento foram anunciados investimentos de R$ 10 milhões do Governo de Goiás para o setor cooperativista goiano, em parceria com o Sistema OCB/GO, no âmbito do programa Coopera Goiás.
Os investimentos foram anunciados pelo secretário estadual da Retomada, César Moura. Os recursos serão usados em ação direta no projeto Pró-Catador. “Vamos montar, em parceria com o Sistema OCB/GO, novas cooperativas de catadores de resíduos recicláveis em 14 cidades goianas e impactar diretamente 1.400 pessoas, mudando rapidamente, para melhor, a realidade delas”, frisou.
“O governo do Estado sabe que o melhor caminho para a geração de emprego e renda é o cooperativismo. Por isso tem investido muito em parcerias com as cooperativas e com o Sistema OCB/GO. Os investimentos vão ajudar, especialmente, as cooperativas de agricultura familiar, reciclagem e de confecção, aumentando o valor agregado dos produtos e propiciando o acesso aos melhores mercados”, avaliou o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
Luís Alberto destacou ainda as parcerias estabelecidas com o governo de Goiás e com o Sebrae para a criação de novas cooperativas no Estado. “Estamos com arranjos produtivos organizados em 40 cidades, relacionados à agricultura familiar, artesanato, reciclagem de resíduos sólidos e confecção, o que proporcionará a geração de renda e de muitos empregos”, destacou.
A Prefeitura de Goiânia também tem sido uma importante aliada. Além das parcerias para a realização do Dia C Goiás 2022, que tem o meio ambiente como tema, avalia a criação de uma linha de microcrédito com a participação da Associação de Garantia de Crédito de Goiás (GarantiGoiás) e cooperativas de crédito. O objetivo é facilitar o acesso ao crédito para os micro e pequenos empresários da capital.
O presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou a importância do cooperativismo para a economia nacional, enfatizando que em 2021 o setor movimentou R$ 630 bilhões e impactou 60 milhões de brasileiros. “O cooperativismo é uma atividade economicamente forte e crescente, por isso, num ambiente democrático, precisa ter representação política e apoiar as pessoas que tenham compromisso com nossas causas”, afirmou.
O Sistema OCB/GO fez uma homenagem, na abertura da Semana do Cooperativismo, aos parlamentares goianos que muito têm contribuído para o fortalecimento das cooperativas em Goiás e no Brasil. É um reconhecimento, segundo Luís Alberto, pelos relevantes serviços prestados ao cooperativismo.
Foram homenageados o governador Ronaldo Caiado, o senador Vanderlan Cardoso, os deputados federais Lucas Vergílio e José Mário Schreiner, os deputados estaduais Lissauer Vieira e Bruno Peixoto, o ex-vereador Denício Trindade, autor da Lei Municipal do Cooperativismo de Goiânia, e César Moura, secretário da Retomada.