Serviços impulsionam empregos em Goiás e no Brasil

Você está visualizando atualmente Serviços impulsionam empregos em Goiás e no Brasil
(Foto: Reinaldo Canato)

O Brasil registrou a abertura de 173.139 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro. Os dados constam do último boletim do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta última segunda-feira (25) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. O saldo desse mês é o sexto melhor da série histórica do cadastro desde 1992.

Goiás figura entre os estados com crescimento nas contratações acima da média nacional: 0,49% ante à variação de 0,45% registrada em todo o País. Foram 5.997 novos postos de trabalho, com carteira assinada, criados em fevereiro no Estado. No acumulado do ano, o aumento foi 10.255 vagas, crescimento de 1,26% ante a 0,55 em todo território nacional; e nos últimos 12 meses, o aumento do saldo foi de 22.647 vagas – variação positiva de 1,89% ante a 1,51% registrada no Brasil.

O setor de destaque na geração de empregos, tanto no Estado quanto no País, foi o de serviços, que registram o maior crescimento. Nos últimos 12 meses, em Goiás, o segmento gerou 15.422 vagas a mais, um aumento de 3,28%, enquanto a variação nacional do setor foi de 2,52%. Em 2019, o saldo aumentou 1,26%, e na comparação entre janeiro e fevereiro, o crescimento foi de 0,84%, no Estado.

A programadora Thaís Mendes Pires, de 23 anos, está entre os que alcançaram um desses novos postos de trabalho. Ela era estagiária de engenharia de computação na XporY.com há quatro meses, mas acabou sendo efetivada com carteira assinada em fevereiro último. “Ainda estou fazendo o curso e este é meu primeiro emprego de carteira assinada”, comemora a contratação antes mesmo da formatura.

Douglas Vieira Lemos, 34 anos, é outro que comemora a conquista de um novo emprego. O oficial de manutenção foi contratado no último mês de janeiro. Casado, com duas filhas, ele conta que estava procurando trabalho de carteira assinada há quase três anos. “Nesse período, fui camelô, fiz bico em serviços elétricos. Felizmente, fui contratado no Órion Complex e espero aproveitar bem esta oportunidade”, diz.

No complexo imobiliário, que reúne uma torre corporativa (com 205 clínicas e consultórios a serem implantados em 673 salas), um hospital de alta complexidade, hotel e o Órion Shopping, os empregos no setor de serviços serão destaque nos próximos meses. “A previsão é que, só de empregos diretos, sejam mais de 3.000 vagas geradas quando o Órion Complex estiver em operação total”, salienta o sócio do empreendimento, Frank Guimarães.

No Shopping Estação da Moda, a publicitária Nayane Bandeira foi contratada no setor de marketing em fevereiro. Ela conta que estava trabalhando por conta própria e achou a proposta de voltar a trabalhar com carteira assinada mais interessante. “O trabalho com carteira assinada realmente traz mais segurança”, destaca.

Para permanecer no emprego

Embora seja uma grande conquista, conseguir uma vaga de emprego não põe fim à preocupação do trabalhador. Com o desemprego ainda na casa dos 12 milhões de pessoas, a concorrência  no mercado de trabalho ainda é forte e manter o emprego passa a ser um novo desafio, principalmente quando se está começando numa empresa.

Para a especialista em desenvolvimento humano e organizacional, Karina Duarte, uma das competências que irá diferenciar os profissionais é a agilidade de aprendizagem, que hoje se tornou um pré-requisito diante das mudanças exponenciais que estão sendo provocadas com a evolução da tecnologia e disseminação de informações. “Quem assumir a postura de ser um eterno aprendiz vai estar na frente. O desafio é estar pronto para se atualizar e aprender rapidamente novos conteúdos ligados à nossa área de atuação”, dá a dica.

Confira link da pesquisa do Caged Fevereiro – http://pdet.mte.gov.br/caged

Deixe um comentário