Depois de registrar uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 9,7% no segundo trimestre de 2020 (comparado ao primeiro trimestre de 2020), empresários brasileiros seguem em busca de recuperação. No comércio, a meta agora é promover campanhas e ações para incentivar o consumo e recuperar o tempo perdido. Uma delas é a Semana Brasil, que acontece entre os dias 3 e 13 de setembro. Idealizada nos moldes da campanha internacional Black Friday, ela levanta nova expectativa no comércio varejista do Brasil. Em Goiânia, o Estação da Moda Shopping é um dos que aderiram ao projeto do Governo Federal, e oferece descontos de até 50% em roupas, acessórios, sapatos e presentes.
O objetivo é fugir das estatísticas negativas. Dados do IBGE mostram que 716 mil empresas fecharam em todo País por conta da crise sanitária. A pesquisa, intitulada Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, mostrou também que impacto negativo afetou principalmente os pequenos comerciantes que representam 39,4% dos encerramento das atividades.
Além de estimular as vendas, a Semana Brasil coincide com o momento de troca de vitrines, sai moda outono-inverno, entra primavera-verão, e os clientes podem aproveitar a queima de estoques da coleção antiga, além de conferir as novidades para 2021. Essa é a aposta do superintendente do Estação da Moda Shopping, Herlinton Masson, que prevê uma adesão geral dos lojistas. “Sabemos que o empresário goiano passou por um período muito difícil nos últimos meses, uma campanha em nível nacional dá um toque de esperança para ele, estamos otimistas”, celebra.
Isso porque os resultados da primeira edição da Semana do Brasil deixaram o comércio otimista. Em 2019 a ação promocional levou o comércio nacional a crescer 11,3% entre os dias 6 e 15 de setembro, na comparação com o mesmo intervalo de 2018, quando o evento ainda não existia, segundo dados da Cielo. A nova semana de descontos puxou especialmente, as vendas do comércio eletrônico (18,5%) e de shopping center (8,5%). As categorias que mais cresceram foram as de cosméticos (19,8%), móveis, eletroportáteis e lojas de departamento (12,6%) e vestuário e artigos esportivos (6,1%).
O mês de setembro é tradicionalmente considerado fraco para o varejo, por isso a semana da pátria foi escolhida pelo Governo Federal. No Estação da Moda Shopping, todas as medidas de segurança sanitária e distanciamento social continuam sendo tomadas para evitar a proliferação do coronavírus. Atualmente o shopping funciona das 9h às 17 horas, com capacidade de atendimento reduzida. Pias com água e sabão foram instaladas nas entradas para higienização das mãos assim como tapetes com solução bactericida para limpar as solas dos sapatos. Pontos com álcool em gel e totens informativos completam os serviços espalhados pelo Shopping.
Localizado na Região da 44, o Estação da Moda Shopping é uma opção para quem quer usufruir dos preços baixos, mas com conforto e segurança. Possui estacionamento próprio, amplos banheiros, fraldário, caixas eletrônicos, pontos de descanso espalhados pelo shopping, além de praça de alimentação. “Os clientes poderão fazer suas compras em um ambiente seguro, ” explica Masson, que lembra também, que o centro de compras já tem características favoráveis como amplos corredores, área de circulação espaçosa e um teto alto, que além de proteger das ações do tempo, permite ventilação natural. “O prédio tem pé direito de 14 metros de altura, com abertura de portas em todas as laterais e uma circulação de ar muito boa, o que é um diferencial natural para tornar nosso ambiente mais seguro”, detalha.
Além da estrutura completa em comércio e serviços, o Estação da Moda possui central de atendimento ao cliente localizado em frente ao estacionamento norte. Tanto o público consumidor, quanto os revendedores atacadistas e guias, têm na central um ponto de apoio direto com o shopping, em que podem tirar dúvidas sobre os serviços existentes e demais informações.