Por Tamires Carvalho
A pandemia fez com que o comportamento dos consumidores se alterasse de maneira rápida, os clientes logo se adaptaram a realizar compras de produtos e serviços de forma online. Esse comportamento é algo que já esperávamos. Um estudo do Banco Mundial mostrou que em 2010 mais de 40% da população já fazia uso da internet.
Com a mudança no comportamento, os consumidores tornaram-se mais seletivos, pois agora podem pesquisar diversos fatores chaves antes de efetuar uma compra, tais como: preço e qualidade dos produtos e serviços e ainda a reputação da empresa, em poucos cliques.
Esses foram fatores determinantes para que as empresas que ainda não haviam se rendido ao mundo digital começassem a notar a grande importância de estar na internet de forma estratégica. Atender às novas demandas e expectativas dos clientes tornou-se fundamental para conseguir manter-se no mercado.
Durante a pandemia, as empresas observaram que somente ter um produto de qualidade não era o suficiente, era preciso envolver o cliente em uma experiência diferenciada.
Pensando nisso e percebendo como o mundo físico e digital estão cada vez mais unidos, as empresas já usam ferramentas em seus estabelecimentos como QR CODES, por exemplo, para conseguir atrair a atenção dos clientes e fazer com que eles se envolvam com a empresa por todos os pontos de contato possíveis. Inclusive já usamos um nome para essa fusão: fisital (físico + digital).
Um levantamento mais recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 demonstrou que 82,7% dos domicílios possuem acesso à internet. Isso quer dizer que os brasileiros estão cada vez mais conectados, portanto, é necessário ter uma presença digital estratégica para que os seus leads (possíveis clientes) consigam encontrar sua marca de maneira rápida e fácil.
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Tamires Carvalho é empreendedora e pós graduanda em marketing estratégico