Sabe o que é Assessoria de Imprensa?

Educação Executiva

Espaço destinado a debater os grandes temas ligados à gestão de negócios e assuntos sobre a Educação Executiva em várias dimensões e graduações, estratégias de carreira e formação.
No momento, você está visualizando Sabe o que é Assessoria de Imprensa?
Atividade da comunicação corporativa serve de ponte entre a empresa e seu público. Saiba mais na coluna Educação Executiva (Crédito da imagem: Freepik)

Por Amanda Costa*

A assessoria de imprensa é uma das atividades de comunicação corporativa, que visa à conquista de mídia espontânea por meio do relacionamento entre marcas e jornalistas de veículos de comunicação. Entenda-se por mídia espontânea a menção positiva de uma marca em conteúdo de caráter editorial. A conquista de mídia espontânea pode ter como finalidade tanto menções edificantes à marca quanto o gerenciamento de menções negativas, como ocorre em crises envolvendo empresas.

A atividade de assessoria de imprensa está sob o guarda-chuva de “relações com a mídia”, que segundo Martinuzzo,

“a assessoria de imprensa faz intermediação entre fonte e jornalista, não sendo seu papel precípuo portar-se como fonte ou mesmo editor dos trabalhos das redações”.

A assessoria de imprensa é uma espécie de “ponte” entre a empresa e o seu público, mais especificamente entre os jornalistas das redações e as fontes da empresa. Isso porque, ainda hoje, os meios jornalísticos (jornal impresso, rádio, televisão e on-line) são responsáveis, em boa medida, por essa produção de realidade mediada. Mesmo que as redes móveis tenham permitido o acesso direto entre fonte e jornalista, sem a habitual barreira dos assessores, a assessoria de imprensa continua sendo importante — talvez mais importante ainda nesse novo cenário.

Como o jornalismo, a assessoria de imprensa trabalha a partir de fatos. Por isso, rumores, mentiras e invenções não devem fazer parte da pauta dos assessores. Eles devem sempre ofertar, às redações, informações objetivas e garantir as condições necessárias para que os jornalistas façam seu trabalho, como acesso facilitado às fontes, informações de qualidade sobre os assuntos da pauta e disponibilidade durante o processo de apuração.

Nesse novo modelo on-line, as organizações, por meio de seus assessores, trabalham para estar onde seus públicos estão. Como toda hora pode ser hora de comunicação institucional e como, hoje, a imagem das instituições e dos indivíduos sofre por análises constantes, a assessoria de imprensa é cada vez mais importante, provando-se uma área promissora para os jornalistas em formação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Amanda Costa é jornalista especialista em Jornalismo Literário pela ABJL. Atua como assessora de imprensa da AMORA Comunicação e professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIALFA.

Deixe um comentário