Por Amanda Costa*
A assessoria de imprensa é uma das atividades de comunicação corporativa, que visa à conquista de mídia espontânea por meio do relacionamento entre marcas e jornalistas de veículos de comunicação. Entenda-se por mídia espontânea a menção positiva de uma marca em conteúdo de caráter editorial. A conquista de mídia espontânea pode ter como finalidade tanto menções edificantes à marca quanto o gerenciamento de menções negativas, como ocorre em crises envolvendo empresas.
A atividade de assessoria de imprensa está sob o guarda-chuva de “relações com a mídia”, que segundo Martinuzzo,
“a assessoria de imprensa faz intermediação entre fonte e jornalista, não sendo seu papel precípuo portar-se como fonte ou mesmo editor dos trabalhos das redações”.
A assessoria de imprensa é uma espécie de “ponte” entre a empresa e o seu público, mais especificamente entre os jornalistas das redações e as fontes da empresa. Isso porque, ainda hoje, os meios jornalísticos (jornal impresso, rádio, televisão e on-line) são responsáveis, em boa medida, por essa produção de realidade mediada. Mesmo que as redes móveis tenham permitido o acesso direto entre fonte e jornalista, sem a habitual barreira dos assessores, a assessoria de imprensa continua sendo importante — talvez mais importante ainda nesse novo cenário.
Como o jornalismo, a assessoria de imprensa trabalha a partir de fatos. Por isso, rumores, mentiras e invenções não devem fazer parte da pauta dos assessores. Eles devem sempre ofertar, às redações, informações objetivas e garantir as condições necessárias para que os jornalistas façam seu trabalho, como acesso facilitado às fontes, informações de qualidade sobre os assuntos da pauta e disponibilidade durante o processo de apuração.
Nesse novo modelo on-line, as organizações, por meio de seus assessores, trabalham para estar onde seus públicos estão. Como toda hora pode ser hora de comunicação institucional e como, hoje, a imagem das instituições e dos indivíduos sofre por análises constantes, a assessoria de imprensa é cada vez mais importante, provando-se uma área promissora para os jornalistas em formação.
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Amanda Costa é jornalista especialista em Jornalismo Literário pela ABJL. Atua como assessora de imprensa da AMORA Comunicação e professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIALFA.