Um espaço de onde é possível contemplar a vista da cidade, ao pôr-do-sol ou durante a noite, acompanhado de amigos, tomando um café ou apreciando um bom prato. Os chamados rooftops, localizados na parte mais alta dos empreendimentos, comerciais ou residenciais, são tendência mundial adotada também por Goiânia, que já conta com rooftops de diferentes formatos e que garantem o principal benefício que esses ambientes proporcionam: vista plena da cidade.
Cosmopolita, Jovem, arborizada e uma das mais bonitas capitais do Brasil, Goiânia pode ser apreciada de cima em rooftops situados nas regiões mais estratégicas da cidade, como nos setores Marista, Bueno e Oeste. Seja ao ar livre ou parcialmente livre, com visão de 180 ou 360º, os rooftops deram novo formato às interações sociais e ofereceram a possibilidade de fuga de ambientes fechados, em espaços que também proporcionam grande ventilação, frescor e paisagens diferenciadas.
Primeiro rooftop de Goiânia e da Região Centro-Oeste, o Grá Rooftop está localizado no terraço do Órion Business and Health Complex. O local surpreendeu o público goiano ao aliar o clima descontraído característico dos rooftops à sofisticação que é referência do Grá Bistrô, um dos restaurantes pertencentes ao Grupo Monino. O chef e empresário Ian Baiocchi, um dos sócios do grupo, conta que a proposta do rooftop é proporcionar uma experiência única. “Estamos no topo de um dos prédios mais altos do Brasil, com uma visão magnífica do pôr do sol em que se pode enxergar toda a cidade, e é sem dúvidas o espaço mais incrível de Goiânia”, afirma.
Ian menciona que o bar foi ambientado prezando não apenas a elegância, mas também o aconchego. “A intenção é que este seja um ambiente mais descontraído e divertido, um pouco diferente do clima do restaurante”, frisa. O rooftop abre de terça a domingo, das 18h às 23h30 entre terças e quintas-feiras, das 17h até 00h30 nas sextas e sábados, e a partir das 17h até as 20h nos domingos, possibilitando ao público apreciar o pôr do sol e o cair da noite com toda a comodidade. Nos demais dias, o espaço permanece disponível para a realização de eventos.
A trilha sonora do Grá ainda é um caso à parte, reunindo o melhor do jazz, do pop e do blues em uma atmosfera irresistível. O Grá Rooftop está no 42º andar do Órion Business and Health Complex, localizado na Avenida Portugal, número 1148, Setor Marista.
Localizado no Setor Bueno, o Sky Garden Rooftop está no Edifício New Times Square, da Avenida T-10. O empreendimento, da Opus Incorporadora, é comercial e foi entregue em 2016. Mas somente em 2018 o rooftop ganhou corpo, seguindo a tendência que já começava a se fortalecer na capital. O local reúne gastronomia, drinks e música, de quinta a domingo. Também recebe eventos.
Novos rooftops
Com a percepção de que os rooftops estão sendo bem aceitos pelos goianienses, as empresas passaram a investir nesses ambientes. Empreendimentos lançados recentemente já asseguraram seus rooftops. É o caso do Elev Marista Design, das incorporadoras Emisa, Somos e Partini. Ele terá o seu no 29º pavimento, com espaços Fitness e Beleza, sauna, sala de massagem e salão de beleza. O ambiente Gourmet, localizado no rooftop, carrega o conceito de uma grande sala de estar para receber amigos e familiares, com vista privilegiada permanente para o bosque dos Clubes de Engenharia e Oficiais, e também para o Setor Sul, onde não é permitida a verticalização por determinação do Plano Diretor de Goiânia. A vista será, portanto, privilegiada. O empreendimento será entregue em 2021.
Outro empreendimento que aposta no rooftop como um espaço para interação social é o 360 Oeste Life Style, da EBM Desenvolvimento Imobiliário, que será entregue em 2021. O espaço terá integração com um jardim de árvores frutíferas, propiciará vista de 360˚ da cidade, e será um dos atrativos do empreendimento a ser erguido na Rua 7, Setor Oeste. A vista contemplará, dentre outras paisagens, o Bosque dos Buritis e o Parque Lagos das Rosas.
O rooftop West será entregue com geladeira, micro-ondas e cooktop, tendo como proposta oferecer um espaço descontraído e aconchegante para reuniões. “A localização deste empreendimento nos inspirou a criar um terraço valorizando a vista especial para vários locais especiais da cidade”, informa a arquiteta responsável pelo projeto, Isabel Jácomo. Com telhado verde na cobertura, Isabel diz que o projeto do empreendimento é “mais um passo na construção de edifícios sustentáveis e saudáveis, projetado para promover o bem-estar dos moradores, onde possam viver melhor. ”
Ousado, moderno, com inspiração minimalista e traços marcantes, o SPOT tem na sua essência a atmosfera do coração do Setor Marista. O empreendimento conta com um rooftop no terraço que prima pelo visual contemporâneo, com paisagismo que encanta integrado à vista irresistível para o Parque Areião e a Alameda Ricardo Paranhos. “Essa área é voltada para grandes espetáculos da natureza como o nascer e pôr do sol. Os moradores poderão aproveitar todos os momentos do dia”, destaca o arquiteto Victor Tomé, responsável pelo projeto do edifício.
Uma piscina ainda convida ao relaxamento e se funde ao azul do céu. O espaço também dispõe de sauna e acesso direto pela área gourmet com portas de correr envidraçadas, aproximando o visual indoor do outdoor com design clean e substancial. “O rooftop é uma solução que vimos fora do Brasil e incluímos no SPOT Marista, um empreendimento marcado pela modernidade e voltado principalmente ao consumidor do futuro”, afirma João Gabriel Tomé, diretor da City Soluções Urbanas.