O pesquisador Robson Domingos Vieira tomou posse como presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A nomeação, por parte do governador Ronaldo Caiado, foi publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 8 de fevereiro de 2019.
A Fapeg atua no fomento às atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Estado, conforme explicitado na Lei n° 15.472, de 12 de dezembro de 2005 – a Lei de Criação da Fapeg. A Fundação possui personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira prevista na lei, e orçamento vinculado à receita líquida do Estado, na proporção de 0,5%, estabelecida na Constituição do Estado de Goiás de 1989, nos arts. 158 e 168.
Dentro do escopo de suas atividades, a Fapeg atua no financiamento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação e no incentivo à capacitação de recursos humanos para a ciência e tecnologia, por meio de bolsas em diversos níveis de formação. Trabalha, também, na integração entre o setor empresarial e as instituições de pesquisa e desenvolvimento; no estabelecimento de parcerias com órgãos federais de fomento à pesquisa (CNPq, Finep, Capes, entre outros), parcerias com outras Fundações de Amparo à Pesquisa no Brasil (FAPs) e entidades científicas de todo o mundo. E, ainda, na fixação e consolidação de grupos de pesquisa científica e tecnológica e na indução de programas especiais de pesquisa e inovação, com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Goiás.
De acordo com o presidente da Fapeg, Robson Vieira, a Fundação vem contribuindo para o crescimento da pesquisa realizada em Goiás, que hoje é reconhecida em todo o País e internacionalmente. Segundo ele, a nova gestão deverá ser pautada no crescimento do fomento à pesquisa aplicada e voltada à inovação e na continuidade de ações. “Vamos trabalhar para honrar os compromissos assumidos, colocar os pagamentos em dia e fazer avançar especialmente a questão da pesquisa aplicada e da inovação. Teremos um olhar especial para a ciência que gera conhecimento, riqueza e desenvolvimento para nosso Estado”, ressalta.
Currículo
Robson Domingos Vieira é engenheiro elétrico, graduado pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998), com mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RJ (2001 e 2005). Entre 2002 a 2005, trabalhou como pesquisador assistente no Centro de Estudos em Telecomunicações (Cetuc) e realizou diferentes projetos de pesquisas para a Nortel e a Claro. Em 2005, ingressou no Instituto Nokia de Tecnologia como pesquisador especialista, onde permaneceu até 2018, tendo trabalhado em diferentes projetos de pesquisas aplicada com a Nokia CIC, a Nokia Research Center (NRC) e a Microsoft em GERAN/WiMAX/LTE/LTE-A/5G e Wi-Fi, e em atividades regulatórias do uso do espectro na Europa (TV White Spaces) e a padronização das tecnologias GERAN (3GPP), WiMAX (IEEE 802.16m) e WLAN (IEEE 802.11ax). Atuou também como pesquisador associado da Universidade de Brasília (UnB), de 2006 a 2010.
Em 2010, assumiu o cargo de Gerente de R&D no Instituto Nokia e tinha como a principal atividade desenvolver equipes de alto desempenho para atender as atividades de padronização da Nokia e gerar um número expressivo de patentes. Em 2013, atuou como gerente de Linha e foi responsável pela área Hardware & Conectividade no Instituto Nokia composta por 48 engenheiros com diferentes expertises e dois laboratórios (Telecom e Hardware), distribuídos em três cidades: Brasília, Manaus e São Paulo. Em 2014, atuou como Head of Technology do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico com a responsabilidade de liderar e definir a direção tecnológica da empresa através de um roadmap tecnológico, de um portfólio de projetos e parcerias com as universidades.
Em 2016, Robson Vieira fundou a Ektrum com outros especialistas em tecnologia, empresa na qual desenvolve pesquisa aplicada, produtos e consultoria em diversos tópicos relacionados a sistemas 4G/5G. Foi responsável também pelo planejamento estratégico da empresa e desenvolvimento de negócios. Autor de mais de 50 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais na área, com 9 patentes depositadas ou concedidas, e várias contribuições em fóruns internacionais de regulação e padronização (ITU, CEPT/ECC, IEEE, 3GPP).